Voz da Póvoa
 
...

PÓVOA iNOVA Para Fazer Crescer os Negócios e as Empresas

PÓVOA iNOVA Para Fazer Crescer os Negócios e as Empresas

Local | 12 Abril 2022

O momento à escala global é de tal forma volátil que se impõem novos desafios e constantes exigências aos empreendedores. Para prosperar num mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm que se reinventar e diferenciar. Por isso, inovar foi a palavra que mais se ouviu na sexta-feira, no Centro Póvoa Empresas, na apresentação pública da estratégia de empreendedorismo e desenvolvimento empresarial local.

Consultor na Sociedade Portuguesa da Inovação, Hugo Magalhães apresentou o plano de actividades de dinamização do Centro Póvoa Empresas e destacou que, “nos últimos anos têm sido publicados diversos estudos em Portugal que mostram a importância das Incubadoras para promover o desenvolvimento do tecido empresarial português, e para o aumento da produtividade das regiões onde as incubadoras se inserem”. O plano de actividades irá desenvolver-se entre Abril e Setembro e incluiu “um conjunto de quatro iniciativas – elaboração de resumos com oportunidades de financiamento, estação de apoio viabilizado a empresas e empreendedores, organização de eventos Networking e organização de acções de capacitação”.

Foi apresentado o site PÓVOA iNOVA – www.povoainova.cm-pvarzim.pt criado em parceria com a ESMAD, possibilitando aos investidores a consulta das vantagens e incentivos fiscais para fixar o seu negócio no concelho e, em paralelo, os empresários poveiros podem agendar apoio especializado para acesso a financiamento ou se inscreverem nos eventos de networking e acções de capacitação.

Outras vantagens do site é o acesso às novas modalidades de incubação virtual ou pré-incubação, destinadas a nómadas digitais ou jovens empresários que querem transformar uma ideia em modelo de negócio, e agendar visita aos novos espaços disponíveis do Centro Póvoa Empresas que estão, a partir de agora, ao dispor dos empreendedores poveiros.

Os novos desafios que os empreendedores enfrentam, levou Aires Pereira a defender que, “o Município da Póvoa de Varzim acredita que mais do que captar investimento é importante criar uma cultura de inovação, que consiga atrair e fixar no nosso concelho ideias transformadoras e talentos visionários que contribuam para o nosso desenvolvimento territorial. Foi precisamente por isso que decidimos lançar o PÓVOA iNOVA. Consideramos ser esta a estratégia de desenvolvimento para os próximos anos, um compromisso definido no Plano Estratégico 2020-2030”.

O Presidente da Câmara assinou o memorando oficial que, visa oficializar e formalizar o interesse do município em ter no concelho o Espaço Empresa, um serviço de atendimento ao empresário com eficiência e qualidade, promovido pela Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI. A sua representante, Maria João Marques agradeceu “o interesse que o município teve em abraçar este projecto, que tem três promotores – IAPMEI, a AICEP e a AMA. Os estudos para as empresas vão ser criados no Centro Empresarial. Não posso deixar de agradecer à Dr.ª Lucinda que foi quem deu o primeiro passo para que este projecto se concretizasse”.
 
No encerramento da sessão, Aires Pereira destacou os cinco projectos em curso que integram o Plano Estratégico da Câmara Municipal na área empresarial: “uma parceria com uma universidade israelita para capacitação jovem digital, um programa académico com um prémio para um concurso de ideias de inovação e ligado a um projecto, a conclusão da certificação do Centro Póvoa Empresas no sentido de pertencer à rede nacional de incubação, uma parceria com entidades de renome a nível científico e tecnológico e, por último, apoiar projectos ligados à exploração do sargaço muito usado na cosmética, mas também ligado à inovação agrícola e agro-alimentar, com vista a acrescentar valor a sectores fundamentais do nosso concelho – o Mar e a Horticultura”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário