Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim Regista Aumento Populacional

Póvoa de Varzim Regista Aumento Populacional

Local | 17 Março 2023

 

A Póvoa de Varzim volta a ser notícia nacional por ser um dos 50 municípios de Portugal que, em 10 anos, conseguiram registar uma evolução positiva da população.

O estudo “O que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais” foi apresentado, no dia 15 de Março, no Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa, e amplamente divulgado pelos órgãos de comunicação social.

Segundo a Câmara Municipal, “esta evolução é reflexo da política fiscal favorável praticada no Município, com IMI no valor mais baixo permitido por lei desde 2012, que sai agora reforçada com a grande aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em dar respostas eficazes aos problemas habitacionais locais; nomeadamente através do investimento previsto no Plano Estratégico 2020/2030”.

A Estratégia Local de Habitação do município “abrange um investimento total previsto de 26 milhões de euros, verba que será alocada à materialização de diversas soluções e diferentes tipologias de habitação. Se considerarmos a medida complementar à ELH, a construção de 150 habitações para jovens a custos controlados, este investimento irá acautelar a proteção do direito à habitação de cerca de 1043 residentes do nosso concelho”.

O estudo divulgado pelo INE indica que os municípios de Lisboa e do Porto  perderam população de -1,25% e -2,44%, respectivamente, entre 2011 e 2021. Na Área Metropolitana do Porto, a Póvoa de Varzim foi um dos poucos municípios que registou aumento populacional na última década.

Um outro dado revelado pela autarquia “é o aumento considerável do número de habitações na Póvoa de Varzim. Neste momento, o número destes alojamentos no concelho da Póvoa de Varzim é o segundo mais elevado da região norte do País, ficando apenas atrás da zona histórica da cidade do Porto”.

partilhar Facebook
14/Póvoa-de-Varzim_.jpg
14/Povoa-de-Varzim-Frente-de-Mar_.jpg
14/Ave_Banhos.jpg
Banner Publicitário