Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

Póvoa de Varzim na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

Local | 13 Outubro 2023

 

Entre os dias 9 e 12 de Outubro, os vários concelhos dos 27 Estados-Membros, que participaram na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek), o maior evento anual dedicado à política regional da União Europeia, deram a conhecer a sua capacidade de acrescentar valor para a política de coesão e boa governação europeia.

O Comité das Regiões Europeu, conta com Aires Pereira como membro efectivo, desde 2018, tendo levado a este fórum político vários assuntos de importância local. Por essa razão, a Póvoa de Varzim fez-se representar na #EuRegionsWeek em Bruxelas, pela Vereadora do Turismo da Câmara Municipal Lucinda Amorim.

Segundo informa a autarquia, “além da participação na reunião “Mayor’s Agenda for Cities and the EU”, organizada pela Eurocities e Intergroup, houve oportunidade para visitar a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER). Durante a recepção bilateral, foram partilhados contactos com vista a fomentar uma articulação mais directa entre o poder local e o corpo diplomático junto das instituições europeias. Ao Embaixador Pedro Lourtie foi ofertado, em nome do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, uma das figuras mais simbólicas do nosso concelho: A Poveira.

Esta foi também uma oportunidade para a Póvoa de Varzim dar a saborear, no Parlamento Europeu, as típicas Rabanadas Poveiras e a conhecer a Camisola Poveira Certificada, para uma exposição cultural que contou com a participação de várias delegações nacionais. 

Esta primeira edição da feira regional “Octoberfest” reuniu políticos de todo o mundo, inclusive a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, o Presidente do PPE, Manfred Weber, bem como as Comissárias Europeias Mairead McGuinness e Adina Vălean. A representar Portugal nesta iniciativa estiveram os autarcas da Póvoa de Varzim, Mafra, Braga e Aveiro.

Fotos: CM

partilhar Facebook
2422/Bruxelas_PV.jpg
2422/Bruxelas_PVZ.jpg
Banner Publicitário