Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim e A Guarda Abrem Portas à Geminação

Póvoa de Varzim e A Guarda Abrem Portas à Geminação

Local | 2 Julho 2022

 

Um protocolo de cooperação assinado no dia 29 de Junho, entre as cidades da Póvoa de Varzim e a vizinha galega A Guarda, permite iniciar um processo de geminação anunciado em Março, em reunião do executivo camarário da Póvoa de Varzim. 

Após a geminação entre a cidade francesa de Montgeron, Eschborn, na Alemanha, e Zabbar em Malta, foi a vez de abraçar a cidade de A Guarda, que se fez representar pelo Presidente da Câmara, Antonio Lomba Baz, todos os Vereadores do Executivo e um grupo de Deputados Municipais.

Durante a inauguração da obra de prolongamento da Via B, presenciada pelos autarcas galegos, o presidente da Câmara Aires Pereira, afirmou que “A Guarda é uma ligação natural à Póvoa de Varzim, os nossos pescadores aportavam muitas vezes em A Guarda e subiam o monte até Santa Tecla. Nas velhas portas (já desaparecidas) da capela estavam gravadas as siglas poveiras executadas pelos nossos pescadores. Hoje, tivemos a possibilidade de estabelecer um protocolo com vista ao processo de geminação entre as duas cidades e comunidades. Eles vieram na réplica, da Lancha Volanteira muito próxima nas suas feições, da Lancha Poveira. Tal como o saudoso Manuel Lopes e os tripulantes rumaram muitas vezes até A Guarda na Lancha Poveira”. E conclui: “Foi com grande satisfação que os recebemos”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário