Voz da Póvoa
 
...

Póvoa de Varzim, Aver-o-Mar e Aguçadoura com Praias mais Acessíveis

Póvoa de Varzim, Aver-o-Mar e Aguçadoura com Praias mais Acessíveis

Local | 7 Julho 2022

 

O projecto inclusivo “IN Póvoa – Praia para Todos”, promovido pelo Instituto Maria da Paz Varzim com o apoio da Câmara Municipal, abriu no dia 6 de Julho uma porta mais acessível na Praia de Paimó, a pessoas com mobilidade reduzida.
 
O primeiro passo do projecto foi dado na Póvoa de Varzim, na Praia Verde, junto ao Náutico, em 2016, seguindo-se mais tarde a Praia da Fragosa, em Aver-o-Mar, expandindo-se agora para a Praia de Paimó em Aguçadoura. Até ao final da época balnear as pessoas com mobilidade reduzida, deficiência motora ou incapacidade física, passam a gozar de banhos no mar nas praias da Póvoa, em liberdade e segurança, com o apoio de equipas de voluntários e de um nadador salvador.
 
A cerimónia oficial de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, do Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, Fernando Rosa, em representação do Instituto Maira da Paz Varzim, Sérgio Furtado e do comandante da Capitania, Bruno Teles.
 
Para Sérgio Furtado, a pandemia travou nos últimos dois anos o IN Póvoa, por isso revela-se agradado com esta nova iniciativa: “Neste desejado regresso, reunimos os nossos parceiros habituais, questionamos a sua disponibilidade e, desde logo, tivemos o apoio e incentivo necessário para voltar. Aceitámos o novo desafio de alargar a praia acessível a Aguçadoura. Com horários mais ajustados às respectivas necessidades e disponibilidade do nosso grupo de voluntários, estaremos na Praia Verde, da Fragosa e de Paimó. Estaremos a partir de hoje ao dispor de quem de nós precisa para usufruírem em pleno das nossas fabulosas praias”.
 
Fernando Rosas começou por agradecer a instalação de um serviço “que podemos prestar na nossa comunidade” e espera que em breve possa também chegar às praias da Estela. “Esperamos que seja algo que venha a crescer como peça importante na inclusão da pessoa com deficiência”, concluiu.
 
Por seu lado, o comandante Bruno Teles agradeceu ao Instituto Maria da Paz Varzim ter convidado a Capitania para este evento, mas sobretudo “quero louvar esta iniciativa que decorre, desde 2016, para proporcionar àqueles cidadãos que têm dificuldade de mobilidade, o acesso à nossa praia, uma praia que se quer de todos, que é fantástica, mas sobretudo poder usufruir dela”. E acrescenta: “Este é um projecto vencedor, que traz consigo a inclusão e vai seguramente permitir a nós cidadãos contribuirmos através de um projecto voluntário, aproximar a comunidade”.
 
Para finalizar, Aires Pereira afirmou que “são iniciativas como esta que fazem a diferença no norte do país e fundamentalmente na nossa zona balnear. Quando iniciámos este projecto numa parceria com o Instituto Maria da Paz Varzim, estávamos longe de imaginar a dinâmica que o projecto iria ter e o alcance conseguido”. 
 
Para o Presidente, tudo advém da dinâmica do Município: “Temos vindo a fazer com que estas coisas aconteçam em todo o concelho. É um projecto muito acarinhado por todos. Há famílias que se deslocam à Póvoa de propósito porque sabem que podem trazer os seus familiares, pessoas que estão ao seu cuidado, até ao mar e por isso, tudo faremos para continuar a criar condições para que projecto se expanda, tenha visibilidade e para que todos aqueles que precisam dele o possam utilizar”. Deixou ainda uma palavra de agradecimento aos voluntários que dão vida ao IN-Póvoa, reconhecendo que não é fácil a sua tarefa.
 
Após o hastear da bandeira de Praia Acessível, um grupo de voluntários levou na cadeira insuflável com uma senhora a um primeiro banho de alegria no Mar da Praia de Paimó, em Aguçadoura.
 
 
Os horários de funcionamento do IN Póvoa:
- Praia Verde – junto ao Náutico nos meses de julho e agosto, nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira (15h30 – 17h30), nas manhãs de terça e quinta-feira (09h30 – 11h30) e ao sábado, durante todo o dia (09h30 – 11h30 e 15h30 – 17h30).
- Praia da Fragosa – A Ver-o-Mar 
- Praia de Paimó – Aguçadoura, em todos os fins-de-semana do mês de julho, nas tardes de sábado e domingo (15h30 – 17h30).
 
partilhar Facebook
Banner Publicitário