Voz da Póvoa
 
...

Plano Municipal para a Igualdade Avança

Plano Municipal para a Igualdade Avança

Local | 6 Novembro 2022

 

O Museu Municipal recebeu no dia 26 de Outubro, a apresentação do diagnóstico do Plano Municipal para a Igualdade e Não discriminação. A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, acompanhada pela representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Oliveira, e pela investigadora da Universidade Lusófona – CICANT, explicou e simplificou o documento que pretende cimentar a igualdade de género, combater a discriminação com base na orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais, e erradicar a segregação racial e étnica.

“Todos os planos, para serem bem-sucedidos, devem ser precedidos de um bom diagnóstico. Promovemos o Diagnóstico Interno e Externo da Autarquia que nos deu a conhecer os nossos pontos fortes e fracos. Através deste documento, podemos ter consciência do trabalho a desenvolver para uma melhor elaboração do Plano. Um plano de acção objectivo, que nos permita executar acções concretas para produzirmos a mudança que queremos na nossa comunidade”, começou por dizer Andrea Silva.

E sublinhou que “Queremos que os Direitos Humanos sejam plenamente respeitados e estão, sem dúvida alguma, na forma como pensamos e concebemos a política local e, consequentemente, nas prioridades do Executivo Municipal. De facto, os Planos Municipais para a Igualdade foram concebidos para serem instrumentos de planeamento de políticas públicas para a igualdade ao nível local, e estabelecem estratégias de transformação das assimetrias de género reveladas pelo diagnóstico realizado a nível local. O grande desafio é a integração da perspectiva de género em todos os domínios da acção política, quer ao nível interno, quer no âmbito do território, tornando a Póvoa de Varzim mais inclusiva e igualitária”.

Na Póvoa de Varzim, os objectivos do Diagnóstico foram: “Visibilizar as desigualdades de género existentes no concelho da Póvoa de Varzim, sobretudo nas áreas que são da competência da Câmara Municipal, agregar informação significativa e útil para a definição de objectivos e acções a serem incluídas no primeiro Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação”, concluiu Andrea Silva.

partilhar Facebook
Banner Publicitário