Voz da Póvoa
 
...

Petição – pela melhoria e dinamização do skatepark da Póvoa

Petição – pela melhoria e dinamização do skatepark da Póvoa

Local | 23 Dezembro 2020

Um grupo de jovens utilizadores e familiares dos utilizadores do SkatePark da Póvoa de Varzim, junto ao Porto de Pesca, reconhecendo que o equipamento é de grande qualidade e deu um significativo contributo para a prática de diversas modalidades no concelho, atraindo muitos jovens de outros concelhos, precisa de ser intervencionado. A degradação das instalações e a escassa iluminação pública, dificulta a prática desportiva quando escurece, atraindo quem usa indevidamente as instalações e comete pequenos actos de vandalismo.

Pedro Fangueiro, porta-voz dos utilizadores do Skatepark, entregou esta tarde, de Quarta-feira, uma petição na Câmara Municipal, que recolheu 336 assinaturas, sendo recebido pelos vereadores do desporto e da juventude: “O propósito desta petição é relacionado com a falta de luz no Skatepark. Como os dias escurecem mais cedo, quem quer praticar desporto depois da escola ou do seu trabalho não o pode fazer por causa da pouca iluminação que existe. O Skatepark foi construído em 2015, penso que é normal o seu desgaste, como abrirem pequenas fissuras no piso, coisas que precisam de manutenção. É também necessário o escoamento da ‘piscina’ e a sua manutenção. Essas sãos as reparações mais importantes que assinalamos ao Vereador do Desporto, Luís Diamantino e da Juventude, Marco Barbosa”.

Quanto à receptividade: “Foi cordial e positiva, concordaram com o que dissemos, que estavam na autarquia para nos ajudar. A reparação foi prometida, assim como a colocação de melhor iluminação”.
 
Para Pedro Fangueiro a intervenção é absolutamente necessária para evitar acidentes: “Se uma pessoa não sabe andar de Skate e pretende aprender, se não estiver atento ao chão, a roda pode encravar numa das rachadelas e o acidente pode acontecer. Depois, apesar de já haver uma grande oferta de skatepark nas cidades vizinhas, as pessoas continuam a preferir o da Póvoa de Varzim, porque é um Skatepark atractivo e podem sempre usufruir das belas praias, dar um passeio pela cidade, que é muito agradável e sabe receber”.

O abaixo-assinados refere que os jovens sentem que as instalações, pelo potencial que têm, podiam ser dinamizadas de uma outra forma, enumerando as necessidades do Skatepark:

- Que se realizem pequenas obras de manutenção do espaço com vista a evitar a sua degradação;

- Que se melhore a iluminação pública para permitir a prática desportiva à noite e evitar pequenos atos de vandalismo que se tem registado;

- Que se instalem sanitários públicos para os jovens que frequentam aquele espaço;

- Que se promovam iniciativas que dinamizem o SkatePark, tais como campeonatos regionais e nacionais.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário