É o calendário que encurta ou alonga Os Dias no Parque, que se apresenta na sua 13ª Edição. Este ano tudo acontece entre os dias 6 e 10 de Junho no Parque da Cidade. Para além de um programa alargado de animação social, cultural e desportiva, o público tem ao seu dispor um espaço para as habituais barraquinhas dinamizadas por mais de 90 associações do concelho, onde estão representadas todas as Freguesias.
Como habitualmente, Os Dias no Parque, ou melhor as noites vão iluminar-se em palco com várias actuações de grupos de dança, bandas e artistas poveiros, onde não faltará a Banda de Música e grupos Folclóricos, uma ementa musical para todos os gostos, tal como poderá saborear em gastronomia nas barraquinhas das associações. Mas, como não podia deixar de ser, há um palco principal onde vão actuar a partir das 22h00, Tiago Maroto, no dia 6; Bárbara Bandeira, dia 7; Rui Veloso, dia 8; os rejuvenescidos Anjos, no dia 9, e dia 10, José Cid um nome para o palco principal, mas que desta vez como estará no encerramento do evento vai ‘nascer’ prá música no palco instalado no corredor das barraquinhas, bem próximo dos comes e bebes.
Na apresentação do cartaz do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, lembrou que Os Dias no Parque “são dias em que nos encontramos muitas vezes com pessoas que não vemos há anos. Esta edição tem mais um dia e algumas alterações, mas espero que corra como as anteriores, em ambiente de festa, de amizade, e num ambiente onde as nossas associações possam fazer deste evento uma forma de ajuda e divulgação das suas actividades no nosso concelho”.
Para o autarca, “este parque foi crescendo também com este evento e hoje é um espaço muito Agradável para todos nós. Estes dias são também uma forma de o divulgarmos e dizermos às pessoas o que existe no parque, a sua fauna, a sua flora e os poveiros perceberem que têm aqui um espaço único”.
Aires Pereira anunciou ainda que irá arrancar em breve a terceira fase do Parque “esta é uma obra eternamente inacabada. Haverá sempre alguma coisa a acrescentar e este ano com Os Dias no Parque, naturalmente teremos algumas novidades”.
O Presidente da Câmara fez um reparo às associações: não quer ver jovens em idade menor alcoolizados. “Este ano seremos completamente intransigentes e logo que uma situação dessas seja detectada (venda de álcool a menores), será imediatamente encerrado esse espaço. Este é um espaço de diversão dos 8 aos 80, dentro daquilo que são as regras de urbanidade que temos todos que cumprir”.
Os Dias no Parque vão consagrar um programa de variedades e desafios ligados ao desporto e à aventura, animação infantil e juvenil, oficinas ambientais e de bem-estar e a consagração da época desportiva no concelho, com a entrega de prémios a realizar-se na manhã do dia 10 de junho. Mas há mais, no interior do Parque, fora da zona da alimentação, terá ao dispor animações e acrobacias variadas: artes circenses, andas em flor, malabares, triciclos gigantes. Não vão faltar actividades educativas, de promoção e protecção ambiental, e desportivas, com destaque para a realização de partidas de mini-andebol, voleibol, basquetebol, soft-ténis, lanchas de stand-up paddle, canoas, um super slide de mais de 100m, o trampolim park, com quatro camas, torre de escalada, comboio eléctrico sobre trilho, entre muitas outras novidades presentes, razão suficiente para levar a família até ao parque.
Por, José Peixoto