Voz da Póvoa
 
...

Passadiço Norte Completa Linha da Costa Poveira

Passadiço Norte Completa Linha da Costa Poveira

Local | 16 Maio 2021

O convite foi lançado pelo Presidente da Câmara Municipal, aos presentes, para darem corda aos pés, e percorrerem a totalidade do novo Passadiço Norte, que inicia junto ao Campo de Futebol de Aguçadoura e termina 4 quilómetros depois, no marco de Tibães que limita os concelhos da Póvoa de Varzim e Esposende.

A manhã do dia 16 de Maio, acabou por ser um bom exercício físico que incluiu uma caminhada de 8 quilómetros, para os membros do Executivo, os Presidentes de Junta de Freguesia e vários representantes de associações culturais e desportivas concelhias.

O novo caminho sobrelevado é uma oportunidade para todos os visitantes usufruírem das belezas naturais, como ribeiras, fauna e flora, velhos moinhos de vento e o mar. Este era o último troço que faltava fazer na costa para interligar ao concelho de Esposende. “Damos por concluído este trabalho que implicou também a requalificação das ribeiras. Os poveiros de uma maneira geral desconhecem e podem agora usufruir deste passadiço. Quero também agradecer aos proprietários que permitiram a colocação do passadiço, uma colaboração que possibilitou darmos a oportunidade a quem nos visita e faz este caminho, de conhecer um pouco da actividade agrícola desta zona, onde ainda existem alguns campos maceira naturais”, fez questão de realçar Aires Pereira.

E acrescentou: “Temos também esta parte do Campo de Futebol de Aguçadoura requalificada e integrada na natureza, porque estamos numa zona de reserva ecológica. O próprio campo de Golfe, que sofreu ataques do mar, sendo necessário um investimento que possa preservar a duna primária, acaba por ser uma barreira que ajuda a preservar a actividade agrícola”.

Com a conclusão dos passadiços junto à costa entre Aver-o-Mar e Apúlia e a ecovia, para Aires Pereira, o concelho da Póvoa passa a ter dois percursos de lazer importantes: “A pandemia levou por levar as pessoas a descobrirem esses caminhos como forma de sair de zonas de ajuntamentos, como na Avenida dos Banhos. Temos já em projecto a construção de um passadiço junto às margem da ribeira da Barranhas que vai fazer a ligação ao Parque Lúdico da Estela e depois, permitir também a ligação a Laúndos, nomeadamente ao monte de São Félix, como ponto de observação. Temos esta linha ao longo da costa pronta e vamos agora, ramear para o interior, através da reabilitação dos antigos caminhos dos Guarda-Rios, ao longo das linhas de água, fazendo passadiços, permitindo que as pessoas possam usufruir da natureza e de uma paisagem de memória”.

 

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário