Voz da Póvoa
 
...

Parque de Estacionamento da Matriz foi Inaugurado no Dia da Cidade

Parque de Estacionamento da Matriz foi Inaugurado no Dia da Cidade

Local | 17 Junho 2021

O Dia da Cidade foi escolhido para memória futura da inauguração do Parque de Estacionamento da Matriz (antigo quartel). O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e o Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira descerraram a placa do ampliado e renovado parque, que estará aberto 24 horas por dia e disponibiliza 435 lugares de estacionamento, nos dois pisos. A obra concluída em tempo recorde teve um orçamento de 980 mil euros e irá funcionar num modelo de baixo custo.

Durante o discurso inaugural do novo espaço, Aires Pereira explicou a aposta do investimento “numa política de mobilidade sustentável do Município e de preocupação em tornar o concelho, cada vez, mais socialmente inclusivo. Vamos continuar a fazer a aposta na renovação urbana, privilegiando o peão em detrimento do automóvel, de forma a aumentar os níveis de qualidade de vida e de segurança, para que as pessoas optem cada vez mais por residir no centro da cidade. Uma cidade ‘15 minutos’ que, a pé e de forma rápida, nos permite estar perto de tudo e fazer com que os nossos centros tenham vida e movimento”.

O edil acrescentou que a cidade passou a dispor de, aproximadamente 8 mil lugares de estacionamento: “É preciso que as pessoas antes de criticar conheçam melhor o estacionamento disponível. Para uma cidade da nossa dimensão, ter em permanência 7900 lugares de estacionamento, sem contar com os lugares disponíveis no interior do Porto de pesca, onde depois de uma reunião com as associações do sector, iremos avançar também com estacionamento, penso que a cidade está muito bem servida. Não pretendemos que toda a gente venha de automóvel, daí promovermos o aumento da mobilidade em modos suaves, sejam eles a bicicleta ou através da circulação de transporte urbano, que no princípio do próximo ano entrará em funcionamento”.
 
Aires Pereira revelou ainda que no novo parque, “para o regime de permanência serão disponibilizados metade dos lugares de estacionamento, para permitir uma rotatividade que possa servir a área comercial envolvente”. E assumiu que, a futura via pedonal de acesso ao mercado, a partir do parque cuja empreitada deverá arrancar em breve, vai permitir “libertar o espaço da frente do antigo parque da polícia municipal. É uma intervenção simples, mas que vai criar uma nova acessibilidade directa à Rua Cidade do Porto”.

A inauguração contou com o regresso à actividade da Banda de Música da Póvoa e uma palavra de agradecimento do Presidente da Câmara: “Um merecido aplauso, 15 meses depois da última actuação”. E quanto ao espaço, “nomeadamente este primeiro piso, pode servir para determinado tipo de eventos. É um espaço muito agradável, abrigado, mas a acontecerem não podem pôr em causa o conforto dos moradores, porém pode ter outras utilizações pontuais para além do automóvel”.
 

partilhar Facebook
Banner Publicitário