O Projecto "O Mar começa Aqui", uma iniciativa ambiental do Lions Clube da Póvoa de Varzim, que já chegou a mais de uma dezena de escolas do concelho, no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente. Especialmente, o mar que nos maravilha o olhar, objectivamente pretende destacar a relação entre o ser humano e os oceanos.
Dando mais um passo nesse sentido, a 21 de Março, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, em antecipação ao Dia Mundial da Água, foi entregue o 21º azulejo. Desta vez, foram contempladas com este símbolo a Escola Básica de Cadilhe em Amorim, a Escola Básica de Beiriz e a Escola Básica e Secundária Campo Aberto ambas em Beiriz.
Com a entrega deste azulejo o Lions pretende passar a mensagem sobre a necessidade da preservação dos mares e o impacto das acções humanas no ecossistema marinho. Esta mensagem ambiental tem sido acompanhada por acções pedagógicas, com o objectivo de sensibilizar alunos, professores e comunidade escolar sobre a importância de práticas sustentáveis e da educação ambiental que nos tornará peças fundamentais da engrenagem da Natureza que nos rodeia.
Envolver as novas gerações na defesa do meio ambiente, fomentando um maior respeito pelo planeta e pela biodiversidade marinha é o passo pensado pelo projecto "O Mar começa Aqui". O bem-estar colectivo e a sustentabilidade são objectivos a atingir, mas para isso é preciso que toda a comunidade escolar tenha consciência que o futuro dos nossos mares depende de atitudes responsáveis, onde entramos todos.
Esta iniciativa dos Lions conta com as parcerias da FAPEEPVarzim, Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim, do Município, e das Juntas de Freguesia da área da localização das escolas.
O Lions mantém a expectativa de que "O Mar Começa Aqui", ali e em próximas escolas do concelho.
Fotos: LCP