Voz da Póvoa
 
...

Para a Associação Empresarial o Futuro é Hoje

Para a Associação Empresarial o Futuro é Hoje

Local | 3 Novembro 2021

A nova direcção da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) eleita em Julho para o triénio 2021-2024, apresentou-se oficialmente no dia 27 de Outubro, no centro de congressos do Hotel Axis Vermar.
 
Entre empresários poveiros e convidados, a sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, do presidente da Assembleia Municipal Afonso Pinhão Ferreira, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e demais entidades civis e militares.

Perante uma plateia atenta, na sua intervenção como Presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, Joaquim Araújo lembrou que no dia em que venceu as eleições, “estava seguro que naquele preciso momento a Associação Empresarial estava a inverter o rumo no sentido do desenvolvimento, da renovação, da modernização, sobretudo da operacionalidade das suas várias valências de que dispõe, tendo em conta as necessidades dos seus associados e em prol dos mesmos. Ao elegerem esta direcção depositaram nela confiança e ao mesmo tempo responsabilidade em pôr em prática e cumprir o programa a que nos propusemos levar por diante. Deposito toda a confiança em todos os membros activos dos órgãos sociais, com a certeza de que o resultado final será o sucesso”.
 
Na defesa dos interesses dos associados, o presidente sublinhou que “o foco estará no desenvolvimento da economia local, estudando cada actividade do concelho em separado, investigando as causas e os problemas aí existentes e tentando encontrar um leque de ferramentas adequadas a cada situação, para em conjunto encontrarmos a melhor solução possível. Faremos parcerias proveitosas colocando-as ao serviço dos associados. Queremos estabelecer novos protocolos, não só com os parceiros habituais, como com outros dispostos a cooperar sempre em benefício das partes envolvidas”.

E acrescenta: “Teremos este ano um programa de Natal ambicioso e apelativo de modo a envolver todo o concelho, como nunca foi observado na história da associação e estamos convencidos que comportará um volume de negócios superior ao habitual nesta quadra. Animação nas ruas, sorteio de vários prémios, entre os quais um automóvel a atribuir aos clientes do comércio e serviços. Haverá um carro alegórico à quadra natalícia a percorrer a cidade e as freguesias com animação adequada, além de outras iniciativas. Novas parcerias para a dinamização do comércio local se irão verificar em datas que o justifiquem durante o próximo ano e seguintes, graças à colaboração e disponibilidade da Câmara Municipal e de outras instituições e parceiros do concelho”.

Foi também anunciado por Joaquim Araújo, a nova marca da Associação Empresarial, ‘Sim… Na Póvoa de Varzim’, que passará a estar referenciada em todos os eventos e momentos da Associação, como também na parceria com o MarketPlace da Câmara Municipal ‘É bom comprar aqui’.

Por sua vez, Aires Pereira saudou os eleitos, os representantes das associações locais e todos os empresários “que neste período de pandemia fizeram um enorme esforço para conseguirem sobreviver. A nova direcção é para nós um grande desafio e uma parceria que não queremos desperdiçar. Faço votos para que consigamos trabalhar em conjunto de forma construtiva, em tudo o que conduza à tomada das melhores opções para o nosso futuro colectivo”.

E destacou: “Em tão pouco tempo desde a tomada de posse, graças ao dinamismo e à motivação desta nova direcção, estabeleceram-se várias parcerias já em funcionamento. Estávamos ávidos que surgisse um parceiro que connosco construísse uma sociedade mais equilibrada e que vocês possam referenciar no Município um parceiro dos vossos negócios. Temos já alinhado um programa de actividades para a campanha de Natal, em que estamos presentes com a Associação Empresarial, para promoção do nosso comércio tradicional, não só na cidade mas em todo o concelho onde houver um negócio e alguém que queira partilhar connosco este novo desafio. Queremos elevar toda a gente ao mesmo nível de importância”.

 Aires Pereira confirmou que “a Associação passará a fazer parte do projecto Marketplace ‘É Bom Comprar Aqui!’ criado para fazer face ao encerramento da actividade comercial em tempo de pandemia, por forma a potenciar as trocas comerciais através da plataforma digital. A autarquia vai ceder espaços para formação profissional, e ainda, uma parceria directa com o Centro Póvoa Empresas, assumindo um papel importante ao nível consultivo e na valorização da sua actividade junto dos incubados”.

O presidente da Câmara reafirmou também o compromisso “de fortalecer a vitalidade económica do nosso concelho, reforçando o combate ao desemprego. Temos que ter uma formação à medida das necessidades das empresas. Não podemos continuar a enganar os números do desemprego colocando as pessoas na formação sem que isso represente uma mais-valia para as empresas. É preciso formar para as reais necessidades do mercado”. E concluiu: “Vamos continuar com uma política fiscal amiga das empresas. A Póvoa de Varzim não pratica Derrama e o IMI é mais baixo do que a lei pretende. É importante atrair e fixar mais investimento, de captação de novas indústrias ligadas aos recursos naturais do concelho e de revitalização da imagem da Póvoa de Varzim, permitindo maior visibilidade às PME e sustentabilidade às empresas familiares. Este é o caminho que tem que ser o nosso e, por isso, conto convosco para trabalhar para o fortalecimento das nossas empresas e do concelho que tanto gostamos”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário