Voz da Póvoa
 
...

Padel solidário, um Torneio a Favor do MAPADI

Padel solidário, um Torneio a Favor do MAPADI

Local | 15 Março 2024

 

Mais que a palavra inclusão é da sua prática que o MAPADI - Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, faz valer a sua razão. No dia 12 de Março foi assinado um protocolo entre a instituição e o Clube da Praia, que prevê uma parceria solidária entre as partes, que pretende promover a prática do desporto adaptado e inclusivo para pessoas com deficiência no nosso concelho.
 
A sessão contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Luís Diamantino, da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, do Presidente do MAPADI, António Ramalho, e do Sócio-Gerente do Clube da Praia, Luís Botas, entre outros elementos.

Entre as várias cláusulas, o acordo prevê a cedência semanal de espaço e de recursos humanos gratuita, por parte do Clube da Praia e do Mais Padel, para a formação de uma equipa de utentes, assim como a criação de um torneio solidário de Padel cuja receita reverterá para o MAPADI.

O primeiro torneio tem já data marcada, irá realizar-se no Clube da Praia, nos dias 24, 25 e 26 de Maio. A vertente solidária e inclusiva será sempre a marca do torneio, mas esta primeira edição visa também homenagear a título póstumo, Telmo Duarte, um dos sócios deste espaço. O gesto mereceu as seguintes palavras de Luís Diamantino: “o desporto serve para tudo, para juntar, para reunir, para recordar e para ser uma memória daqueles que nos deixaram, mas nunca deixam de estar connosco”.

A organização de um evento de lazer anual com apoio no fornecimento de refeições, por parte do Tertúlia e da discoteca Honi, ajudará na plena inclusão destes novos praticantes de padel, tanto na envolvente do clube como na interacção social com os associados. Recordamos que os utentes do MAPADI também praticam com regularidade atletismo, ténis de mesa e boccia.

Para António Ramalho, a criação de condições para a prática desportiva por pessoas com deficiência na Póvoa de Varzim, mais do que potenciar as capacidades motoras, irá contribuir para o desenvolvimento das suas competências cognitivas. Ou seja, um factor importantíssimo de inclusão social para os utentes do MAPADI.

Quanto às receitas a angariar no torneio solidário de Padel, poderão ajudar na renovação do parque de viaturas da instituição. Recordamos que na compra de uma viatura, a Câmara Municipal comparticipa com 50% do valor total.

Fotos: JCM/CMPV

partilhar Facebook
Banner Publicitário