Voz da Póvoa
 
...

Os Três Ramos das Forças Armadas em Esforço de Paz

Os Três Ramos das Forças Armadas em Esforço de Paz

Local | 7 Abril 2022

A manhã de terça-feira do dia 5 de Abril foi dedicada à promoção e divulgação, junto da comunidade escolar poveira, da importância das Forças Armadas Portuguesas na manutenção da Paz, entre tantas outras missões.

A primeira iniciativa teve lugar na Escola dos Serviços, em Beiriz, com alunos do 4º ano a experienciar diferentes actividades no âmbito do “Alista-te por um dia”, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro; Coronel de Administração Militar e Comandante da Escola dos Serviços, Coelho dos Santos, entre outros representantes das forças armadas; do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Vice-presidente, Luís Diamantino.

Seguiu-se uma experiência de embarque em meios navais da Marinha de Guerra Portuguesa, no Porto da Póvoa de Varzim, seguida de uma palestra sobre “Cidadania e Forças Armadas”, que mereceu a atenção dos alunos do 9.º ano da Escola Secundária Eça de Queirós.

A explicação da razão “Alista-te por um dia” terminou no Cine-Teatro Garrett, com a apresentação aos alunos do 12.º ano de várias escolas do concelho, da importância da actuação da Marinha, Exército e da Força Aérea, conduzida pelo Comandante da Escola dos Serviços, Coronel Coelho dos Santos. Os jovens, para além das missões das forças armadas, puderam assistir a pequenos filmes promocionais da Marinha, Exército e Força Aérea. O Comandante revelou ainda que, em breve será ultimado um protocolo com a Câmara Municipal para patrulhamento da floresta.

Por sua vez, o Almirante António Silva Ribeiro, apresentou-se à plateia numa viagem pela memória do seu percurso militar, formação e comando, recordando também a honrosa distinção de Cidadão Poveiro, atribuída pela Câmara Municipal no dia da cidade. O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e principal conselheiro do Ministro da Defesa recordou que os serviços de informação têm por base “adivinhar o perigo e evitá-lo”, destacando a importância da disciplina, dignidade, lealdade, honra e coragem, valores que as forças armadas prezam em cada militar.

Aires Pereira acredita que a manhã vivenciada pelos jovens poveiros poderá ter provocado “o desejo de seguirem uma vida militar, não para fazerem a guerra mas para garantirem a paz”. O presidente da Câmara recordou a promessa do almirante António Silva Ribeiro de entregar à Póvoa de Varzim um novo salva-vidas de última geração. A embarcação construída nos estaleiros da Armada Portuguesa no Alfeite e que “ajudará na segurança dos homens do mar e de todos aqueles que navegam, quer na actividade de recreio, quer enquanto actividade profissional. Na tarde do dia 21 de Abril, na presença do Almirante Gouveia e Melo, faremos o baptismo e entrega da embarcação ao ISN na Póvoa de Varzim”.

O edil no final da sessão entregou ao ainda Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante, António Silva Ribeiro, em sinal de admiração e gratidão dos poveiros, uma edição especial d’O Poveiro de António Santos Graça, com a lombada em prata.

partilhar Facebook
Banner Publicitário