Voz da Póvoa
 
...

Obras na Sede do Leões da Lapa e Bairro dos Pescadores Inaugurada

Obras na Sede do Leões da Lapa e Bairro dos Pescadores Inaugurada

Local | 30 Abril 2022

Em dia grande para as gentes do sul da cidade, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim inaugurou, na sexta-feira, as obras de requalificação e remodelação do Bairro dos Pescadores e da Sede do Leões da Lapa Futebol Clube, instalada nas antigas oficinas da autarquia, num investimento total de cerca de 2 milhões de euros, sendo que 800 mil euros se destinaram à Sede da associação do Bairro sul.

Esta foi a melhor prenda de aniversário do Leões da Lapa, nos seus 60 anos de vida, reconheceu o presidente Pedro Casanova: “Era almejada há algum tempo a conclusão desta segunda fase da obra, e conseguirmos ter conciliado o aniversário com a inauguração da obra, incluindo a inauguração do Bairro dos Pescadores que também nos diz muito, é uma excelente prenda para todos nós”.
 
Durante a visita às novas instalações foram descerradas várias placas de associados já desaparecidos: “Ao longo do tempo, não esquecemos quem por cá passou e muito colaborou com a associação. Por isso, demos o nome de um associado a cada sala. O Carlos Viana foi o homem que durante muitos anos fez os arcos das rusgas, os nossos tronos, por isso, fazia todo o sentido que a sua placa fosse descerrada na oficina. Assim fomos escolhendo todos. É importante perpetuar quem por cá passa, fazendo o que melhor sabe, daí esta pequena homenagem”.

Destaque ainda para a inauguração da Sala de Ténis de Mesa que, mereceu o aval da Associação de Ténis de Mesa do Porto, está equipada, com o tipo de luz exigido e piso que oferece todas as condições para receber qualquer jogo federado. “Temos todas as condições exigidas, mas a minha expectativa é que seja útil para todos os atletas, é que possamos chamar cada vez mais crianças e jovens para a prática do Ténis de Mesa. Em dias de treino conseguimos montar seis mesas e nos escalões de formação podemos realizar três jogos em simultâneo”, conclui Pedro Casanova.  

Por seu lado, Aires Pereira “Concluímos mais esta fase das obras de recuperação da sede do Leões da Lapa. Sem dúvida um equipamento no centro do Bairro Sul e que é um pólo agregador de toda esta comunidade que aqui reside. O Leões da Lapa têm já um longo percurso, na área da cultura, do desporto e até na área social muito importante. Por isso, este é mais do que um equipamento para o associativismo, é um espaço de convívio aberto a todos os moradores do Bairro Sul”.

E acrescenta: “houve aqui a feliz coincidência com a intervenção que fizemos no Bairro dos Pescadores, uma estrutura que estava muito degradada, não tinha o mínimo de conforto, sendo uma comunidade residente, numa zona densamente ocupada. Fizemos a recuperação de todo o bairro ao nível dos pavimentos, iluminação pública, um parque infantil e, a pedido das avós do bairro, montámos um pequeno parque de geriatria para que as pessoas possam manter a sua forma física. Estamos a falar de um investimento que vem trazer melhor qualidade de vida a esta zina da cidade”. 

Depois de assinado o Contrato de Comodato que define a cedência de utilização do edifício por parte do Leões da Lapa, a cerimónia contou com a actuação do Coro Capela Marta. Com o cair da noite veio o jantar de aniversário onde foram distinguidos com o emblema de prata e diploma, pelos 25 anos de associado, Fernando Novo, Maria Irene e António Torrão.

A primeira aparição da rusga do Bairro Sul aconteceu no sábado nas remodeladas instalações com casa cheia a assistir. No domingo actuou o convidado Rancho do Cidral e o da casa Tricanas da Lapa, encerrando da melhor forma os 60 anos do Leões da Lapa e os 70 anos do Rancho Tricanas da Lapa.

partilhar Facebook
Banner Publicitário