Voz da Póvoa
 
...

O Plano para a Igualdade Requer a Não Discriminação

O Plano para a Igualdade Requer a Não Discriminação

Local | 28 Abril 2023

 

Sala cheia no Museu Municipal para assistir à apresentação, no dia 26 de Abril, do I Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação. O documento promovido pelo Município da Póvoa de Varzim pretende “cimentar a igualdade de género, combater a discriminação com base na orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, e erradicar a segregação racial e étnica.

Durante a sessão intervieram a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, da representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Oliveira e da investigadora da Universidade Lusófona – CICANT, Carla Cerqueira.

Andrea Silva destacou que a criação deste Plano foi antecedido por diagnóstico, que, possibilitou que toda a comunidade “fosse ouvida durante este período, para que pudéssemos efectivamente criar aqui um instrumento de trabalho que nos permita ir crescendo nesta área”.

Por seu lado, Rosa Oliveira felicitou o Município pelo “percurso e pelas medidas internas e externas resultantes do diagnóstico”. E acrescentou que “é importante desconstruir estereótipos, perceber onde estamos e para onde queremos caminhar”.

Carla Cerqueira salientou o “processo participativo e de envolvência que se gerou na criação deste Plano e que deve ser a base de qualquer projecto que vise a igualdade e a não discriminação”.

Concebidos para serem instrumentos de planeamento de políticas públicas para a igualdade ao nível local, os Planos Municipais para a Igualdade estabelecem estratégias de mudança das diferenças de género reveladas pelo diagnóstico realizado. Pelo que o grande desafio para o Município é a integração da perspectiva de género em todos os domínios da acção política, quer ao nível interno, quer no âmbito do território, tornando a Póvoa de Varzim mais inclusiva e igual entre os demais.

partilhar Facebook
2154/I_Plano.jpg
559/IMG_0016.JPG
Banner Publicitário