Voz da Póvoa
 
...

O Mundo dos Negócios é Feito de Sinergias

O Mundo dos Negócios é Feito de Sinergias

Local | 6 Julho 2023

 

Chegou ao fim com tudo o que é necessário para continuar. A sessão de encerramento do projecto “O Futuro é Hoje”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ), durante ano e meio, escolheu a biblioteca de praia Diana Bar para encerrar um programa recheado de formações direccionadas para o tecido comercial e empresarial, com um seminário que teve na assistência cerca de duas centenas de pessoas.
Divulgados os resultados do Futuro é Hoje, “uma oportunidade essencial para prestar apoio aos associados, e demais empresas do concelho”, segundo o Presidente da AEPVZ, Joaquim Araújo, foi tempo de testemunhar em vídeo o desempenho de empresas familiares do concelho com mais de um século, como a Farmácia Faria, Ourivesaria Tavares e a Funerária Palhares que, partindo de um registo de 1845 vai já na quinta geração familiar. 

Ainda segundo Joaquim Araújo, “as empresas familiares são as que mais perduram no tempo. Talvez porque os erros de gestão quando existem, causam graves prejuízos ao património familiar”. E lembrou a italiana Beretta, “empresa familiar desde 1526, sempre no seio da mesma família”.

Com o mote ‘A Economia da Felicidade de Empresas’, o consultor de empresas convidado, Diamantino Ribeiro, abordou numa linguagem simples e objectiva os alicerces que suportam os pilares de uma empresa de sucesso: “Sobre as pessoas, aprendi que todas gostam de ser bem tratadas, de ser reconhecidas, e em terceiro lugar todas as pessoas gostam de ter razão, o que é uma chatice, mas temos que saber lidar com isso evitando conflitos no seio das equipas de trabalho”.

O autor do livro ‘A Pirâmide da Felicidade – Construindo a minha pirâmide’, lançado em 2019, referiu que fundamental para o sucesso das empresas é a pessoa e a felicidade no trabalho, “é uma infelicidade não saber e não perguntar, mas também é uma infelicidade saber e não ensinar. É preciso saber delegar, mas há uma grande falta de exemplo em Portugal”. 

O sucesso chegará com autocontrolo: “No trabalho de equipa cada um deve decidir por si o que pretende, fazer o seu papel. Autocontrolo é saber planear isso. Nas empresas é fundamental ter disciplina”. Para o economista, “a empatia obriga-nos a conhecer os outros. Fazer aos outros aquilo que eles gostam, e não fazer aos outros o que queremos que nos façam a nós. Escutar é mais que ouvir as pessoas”.

No final da sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, direccionou as palavras para a importância do comércio local: “Toda a gente gosta de ser reconhecida, de ser lembrada pelo que já fez no passado, e isso cria um grau de cumplicidade cada vez mais importante no mundo dos negócios”.

O contrário existe nas grandes superfícies comerciais “em que a gente lá vai e não conhece a menina da caixa, não conhece ninguém, mete as coisas dentro do carrinho e quer sair o mais depressa possível, porque achamos que aquilo é um desperdício de tempo. O nosso comércio, o nosso tecido comercial, de raiz familiar, é outra coisa completamente diferente, e estas empresas que têm mais de 100 anos têm sido o resultado disso”, concluiu Aires Pereira. 

Trabalhar na área que se gosta, com profissionalismo e dedicação só pode trazer felicidade e melhor qualidade de vida.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário