Voz da Póvoa
 
...

O Mar Não o Quer Ver Por Perto Até Domingo, Avisa a Capitania

O Mar Não o Quer Ver Por Perto Até Domingo, Avisa a Capitania

Local | 18 Dezembro 2020

Os poveiros mais avisados já sabem que o mar nem sempre é amigo, por vezes até nos rouba o pão e a vida. por isso a Autoridade Marítima Nacional, Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde avisa que: O Agravamento do Estado do Mar, veio para ficar até domingo.

A previsão meteorológica aponta para um agravamento excecional das condições de agitação marítima na costa oeste de Portugal Continental a partir das 12h00 de hoje, dia 18 de dezembro, e as 06h00 de domingo, dia 20 de dezembro.

A agitação marítima no geral será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros, com um período médio a variar entre 14 e 18 segundos.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima e à população que adotem um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

As previsões meteorológicas para os Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde apontam para:

- Ondulação de WNW de 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de NW.

- A ondulação far-se-á sentir especialmente entre as 18h00 de hoje até ao dia 20 (domingo).

- A tabela seguinte indica as preias-mar em que há risco de galgamento na orla costeira.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário