Voz da Póvoa
 
...

O Encontro pela Paz tão Necessário em Tempos de Guerra

O Encontro pela Paz tão Necessário em Tempos de Guerra

Local | 19 Novembro 2023

 

A Póvoa de Varzim recebe entre 6 de Dezembro e 6 de Janeiro, o 25º Encontro Pela Paz, que este ano tem como mote “O Direito à Vida”. Como habitualmente estão agendadas várias iniciativas e cerimónias pela paz, com convites lançados a toda a comunidade do concelho e outros vizinhos.

“Um momento difícil para o mundo e para todos nós. Não há guerras boas, toda a violência é má. Através do diálogo podemos fazer o caminho para a paz”, sublinhou Luís Diamantino na apresentação do evento no Salão Nobre dos paços do concelho.

Para o Vice-Presidente, Vereador da Cultura e da Educação do Município, “fala-se mais de guerra do que de paz. A guerra não pode ser a normalidade e deve inquietar-nos”. A guerra cria um efeito destruidor entre seres humanos: “Inventam motivos para justificar o injustificável. Estamos longe de viver em paz. Há um egoísmo atroz entre os seres humanos”. 

Luís diamantino acredita que, “as crianças são sempre o ponto de partida e de chegada. Podemos fazer este caminho para a paz nas escolas”. 

Por sua vez, o mentor do evento apoiado pela autarquia, Mário Ferraz, mencionou que “a indiferença é das piores coisas que pode acontecer na comunidade”. O Encontro pela Paz “não diferencia nada nem ninguém”.

A primeira iniciativa terá lugar no dia 6 de Dezembro, na biblioteca Diana Bar com a inauguração da exposição ‘Direito à Vida’, uma partilha entre as artes plásticas, as crianças e a música, com a colaboração da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Outro dos momentos é a inauguração da ‘Árvore da Paz’, também no Pavilhão Municipal, onde as pessoas são convidadas a deixar escritos desejos de paz.

No dia 10 de Dezembro, no Pavilhão Municipal, estão todos convidados para a cerimónia Encontro Pela Paz, onde cada um pode depositar uma flor branca na Taça da Paz, desejando paz para o Mundo, mas primeiro “peça a paz em família”.

Agendado para 1 de Janeiro de 2024, Dia Mundial da Paz, será feito um minuto de silêncio, e depois, da Taça da Paz sairão as flores que cada um por si lançará no Cais da Paz ao mar. Mais uma vez com a colaboração dos professores da Escola de Música, haverá também uma largada de pombos como símbolo de liberdade.
 
O encerramento do Encontro Pela Paz acontece no dia 6 de Janeiro, no Diana Bar, com a entrega dos diplomas às escolas que partilharam o tema da Paz, e com a projecção de um filme sobre alguns momentos do Encontro. O Coro Infantil da Paróquia da Matriz dará e despedida, com desejos de Paz.

partilhar Facebook
2473/IMG_20231116_100143.jpg
2473/IMG_20231116_100001.jpg
2473/IMG_20231116_095919.jpg
Banner Publicitário