Voz da Póvoa
 
...

O Bom Ambiente Agradece à Criação de Percursos Cicláveis

O Bom Ambiente Agradece à Criação de Percursos Cicláveis

Local | 18 Agosto 2020

A Povoa de Varzim tem no seu habitat mais de 27 quilómetros de percursos cicláveis. A autarquia investiu dos nossos impostos 101.606,91 euros, beneficiando de uma comparticipação financeira do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante de 86.365,87 euros (85% do investimento), mas o projecto teve o propósito de nos alertar para a necessidade de mudança de comportamentos em relação à mobilidade, mas também em benefício do meio ambiente e qualidade de vida.
 
Quando o investimento tem o objectivo de nos tornar mais saudáveis só temos que olhar positivamente e usufruir das Ciclovias da marginal; do Parque da Cidade à Marginal; Ciclovia da Circular Urbana da Cidade (Via B); Ciclovia das escolas à Marginal e Ciclovia de Penalves ao centro cívico.

Talvez ainda não tenha feito o percurso, mas a Ciclovia da Marginal permite percorrer a cidade (do limite sul até ao Parque Bruno Alves, no Alto Martim Vaz), junto à praia, permite viver uma paisagem exclusivamente poveira.

A Ciclovia da Circular Urbana da Cidade resulta da adaptação/reconversão da estrutura viária da Av. 25 de Abril, potenciando a utilização desta via, de modo seguro e confortável para as bicicletas. Esta ciclovia vai até ao limite da Póvoa de Varzim entrando na vizinha Vila do Conde.

Por outro lado, a ciclovia do Parque da Cidade à Marginal tem por base a estruturação de um corredor urbano, convidando o cidadão ao uso da bicicleta enquanto transporte alternativo, uma assumida realidade.

Outra ciclovia a pensar no bom ambiente é a que liga a zona das escolas à marginal da cidade. Tendo como referência o núcleo escolar central, a obra contemplou a adaptação da estrutura viária existente, fomentando a utilização segura e confortável da bicicleta nas deslocações pelo interior da cidade, segundo uma perspetiva utilitária, quer por parte da população escolar, quer, de um modo geral, por parte da população residente na área consolidada da zona norte/nascente da cidade.

Sabemos que obra feita tem o dom da distracção, mas o convite para o uso das Ciclovias, fica para quem entende que, o futuro vai muito para além de nós, das nossas vidas.

partilhar Facebook
480/ciclovia-001.jpg
480/ciclovia-002.jpg
480/ciclovia-003.jpg
Banner Publicitário