Voz da Póvoa
 
...

O Balcão BUPi Pretende Ordenar Território Poveiro

O Balcão BUPi Pretende Ordenar Território Poveiro

Local | 2 Dezembro 2021

O Centro de Atendimento Municipal (CAM) passou a ter, desde o dia 30 de Novembro, mais uma valência. O Balcão Único do Prédio – BUPi foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e pelo Coordenador da Estrutura de Missão da Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, Pedro Tavares.

Este novo balcão nasceu para facilitar o registo gratuito de propriedades pelos munícipes, que sem qualquer custo acrescido, podem proteger os seus prédios rústicos e mistos. O BUPi é uma ferramenta importante para o Município, ao nível do ordenamento do território, uma vez que 66% da área do concelho da Póvoa de Varzim é actualmente usada e ocupada para fins agrícolas. O objectivo passa por, até 2023, identificar no concelho da Póvoa cerca de 13 mil matrizes.
 
A plataforma permite também mapear, registar, entender e valorizar o território de forma simples e gratuita. Para aderir ao BUPi, é necessário apresentar o Cartão de Cidadão, a Caderneta Predial da AT e os comprovativos de titularidade. Em seguida, poderá desenhar e registar o seu terreno de forma simples e inovadora.

No final da apresentação, Aires Pereira apontou para “a necessidade de um trabalho conjunto entre as Juntas de Freguesias, associações locais e cooperativas, por forma a identificar as matrizes em falta no concelho”. E acrescentou que “é uma dificuldade que todo o país se queixa. Por isso, ao mapearmos o nosso território passamos, também, a poder intervir quando necessário, designadamente na prevenção de incêndios”.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim disponibiliza uma equipa de seis técnicos que estão aptos profissionalmente para ajudar, no Centro de Atendimento Municipal e porta-a-porta em todas as freguesias, principalmente prestar apoio aos munícipes de idade mais avançada e sem acesso à literacia digital.

O processo agora iniciado deverá estar concluído em dois anos.

partilhar Facebook
Banner Publicitário