
Encontro pela Paz é um evento que germinou há 27 anos e apenas sofreu duas paragens devido à pandemia que assolou os pais durante dois anos, embora com algumas intermitências. No dia 25 de Novembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco para a apresentação do programa do Encontro Pela Paz que irá acontecer entre os dias 14 de Dezembro e 10 de Janeiro de 2026, com o tema “Amor pelo Outro”.
Para além do convite aos poveiros para colocarem um pano branco nas janelas ou varandas como símbolo de paz, o primeiro dia arranca com a “Cerimónia pela Paz” no Póvoa Arena, para a qual todos são convidados a levar uma flor branca como gesto de união. O momento conta com actuação da Escola de Música da Póvoa de Varzim e com a participação das academias Dance Republic, Gimnoarte, AGA – Academia Ginásio Aguçadoura, Sportdance, AM DanceStudio, Dancebox, Dancing Rebels Dance Studio e RP Academy.
Entre 14 de dezembro e 10 de Janeiro, a Árvore da Paz onde pode deixar as suas mensagens, habitará o Museu Municipal.
Como habitualmente, o Dia Mundial da Paz será assinalado no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, no primeiro dia do ano, às 16h00, com uma largada de pombos, o lançamento das flores brancas ao mar e uma actuação da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Para o último dia, 10 de Janeiro, no Museu Municipal, a partir das 21h30, será projectado um filme do evento, a entrega de certificados e um espetáculo cultural pela Paz, com Francisco Cruz, a AM DanceStudio e a Escola de Música.
Para o mentor do evento, Mário Ferraz, o primeiro objectivo “é tentar levar as pessoas a misturarem-se umas com as outras. Isso é a maior alegria que pode haver, estar ao lado de alguém muito simples ou que tem muitos ornamentos no ombro para mim é igual. E fazer sentir às pessoas comuns que isso não atrapalha estarem juntos nesses momentos. O simbolismo da flor é um pretexto para nos juntarmos e, no dia 1 de Janeiro é para a atirar ao mar. Penso que conseguimos criar com este evento uma tradição que é cultural, mas muito mais social”.
Por sua vez a Presidente da Câmara Municipal, Andrea Silva, sublinha o facto do Encontro pela Paz marcar início da programação contínua do novo pavilhão multiusos: “O equipamento está neste momento pronto para começar a receber eventos. Entretanto, vamos começar a falar da programação que o Póvoa Arena irá ter, mas nestas últimas três semanas em que estamos a iniciar o nosso mandato e o nosso trabalho, já estamos a diligenciar tudo para que o Póvoa Arena possa rapidamente ter uma programação contínua para que possa entrar em funcionamento. E este será um pontapé de saída. Acho que nada melhor que começar com o encontro pela paz e com este momento importante que acontece no nosso município”.
Fotos: D. Reservados