Voz da Póvoa
 
...

Novos Edifícios Para Atendimento Municipal e Coordenação de Transportes

Novos Edifícios Para Atendimento Municipal e Coordenação de Transportes

Local | 11 Abril 2021

Foram muitos os munícipes e convidados que compareceram na tarde de sábado, para assistir à inauguração do Centro de Atendimento Municipal (CAM) e do Centro Coordenador de Transportes, que alberga ainda um Centro Empresarial e um Centro de Interpretação da Camisola Poveira e Centro de Formação, duas obras de referência que são uma mais-valia para os cidadãos em geral e os poveiros em particular.

Na inauguração do CAM, que disponibiliza serviços, desde secção de obras, licenciamento, contabilidade, finanças, loja do ambiente, Aires Pereira revelou que, “em breve o Centro de Atendimento Municipal vai ter uma App, que através de uma aplicação irá permitir o acesso através de um telemóvel ou computador a todos os serviços que a autarquia presta”. Para o Presidente da Câmara, a inauguração do edifício permite, “um novo relacionamento com a área metropolitana, a forma como recebemos quem nos visita, a ligação ao aeroporto”.

E acrescenta: “Hoje, fizemos a inauguração formal, devolvemos o edifício às pessoas. Fizemos também um esforço enorme na digitalização dos nossos serviços. Para além de uma mudança física é uma mudança de método e da forma de nos relacionarmos com todos aqueles que precisam tratar de algum assunto com a Câmara Municipal. Para além da loja do Cidadão, que aqui encontramos, para tratar de documentos como o Cartão de Cidadão ou a Carta de Condução”.

O edil fez também referência à fachada do CAM, elogiando o trabalho de arquitectura, “é preciso olhar para ela para a perceber. Está lá uma espécie de Camisola com toda a simbologia poveira, da qual temos muito orgulho e penso que foi a imagem que o arquitecto Rui Bianchi quis passar. Depois, temos o Eça de Queiroz com um texto belíssimo do Conde d’Abranhos, a propósito do comboio quando chegou a Portugal. O escritor nasceu na Praça do Almada e esta referência numa parede do edifício, pareceu-nos muito importante para quem chega e não conhece a nossa história”.

De seguida, Aires Pereira acompanhado por todo o executivo municipal, mas também, entre outros, Afonso Pinhão Ferreira, presidente da Assembleia Municipal e membros da mesma, Juntas de Freguesia e presidentes das associações locais, dirigiu-se ao Centro Coordenador de Transportes, onde para além de inaugurar as renovadas instalações assinou um protocolo com o Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Media Artes, representado pela professora Olívia Marques, presidente do ESMAD.

O presidente da Câmara realçou as valências do renovado equipamento: “Juntar aqui o Centro Empresarial, a ESMAD, o Centro de Interpretação e formação da Camisola Poveira e depois o movimento próprio de uma central de transportes, penso que teremos mais vida. Esta zona tem tido um investimento atento da autarquia, que ronda já os 10 milhões de euros, com apoios a obras no MAPADI, escola Flávio Gonçalves, escola Eça de Queirós e os seus novos pavilhões, depois temos nesta área o Pavilhão Municipal ou o Auditório e Escola de Música, faz todo o sentido que haja aqui um edifício agregador, onde se possa ter um conjunto de actividades. Temos que reconhecer, que o gabinete de arquitectos Pitágoras Grup, fizeram um belíssimo trabalho, nesta nova entrada na Póvoa de Varzim devidamente qualificada”.

No dia 19 de Abril, arranca o primeiro curso no novo Centro de Formação da Camisola Poveira, uma parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e os Amigos do Museu com 40 formandos, 20 em cada turma, para dar resposta às muitas solicitações, mais de 300 de várias partes do mundo, e ao mesmo tempo ter mais pessoas habilitadas a fazer a tradicional Camisola Poveira.

partilhar Facebook
Banner Publicitário