Voz da Póvoa
 
...

Nova Linha de Transportes Públicos do Concelho foi Apresentada

Nova Linha de Transportes Públicos do Concelho foi Apresentada

Local | 24 Setembro 2023

 

 Um autocarro colocado em frente aos Paços do Concelho que exibia em primeira mão, a nova imagem da marca “UNIR”, serviu de cenário à apresentação, no dia 19 de Setembro, da nova rede de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP), que irá servir, entre outros, a população dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

“Vamos ter uma rede harmoniosa e que é idêntica em toda a Área Metropolitana, que se rege pelas mesmas regras, que tem o mesmo nível de exigência e que deixa de funcionar como até agora com um conjunto de redes separadamente”, disse Jorge Barbeiro.

Para o chefe de divisão de Planeamento e Gestão de Mobilidade da AMP, o que passamos a ter com a nova rede UNIR, “não é um conjunto de linhas separadas, mas uma rede em que as linhas se interligam”. E destacou a importância da regularidade na rede: “vão ter os mesmos horários todos os dias úteis, mas também aos sábados domingos e feriados, com uma uniformização do número de viagens ao longo de toda a semana e de todo o ano”. Assegurou também que a suspensão das linhas em período escolar vai deixar de acontecer.

Por sua vez, Sara Lobão, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, lembrou que, “pela primeira vez, decidiram reunir e desenhar uma rede à medida dos dois municípios. Uma rede que se ligasse e não fosse independente, de forma que as populações possam movimentar-se entre os dois concelhos. Vir ao hospital de Vila do Conde ou da Póvoa de Varzim, poder ser possível sem haver redes diferentes e com um único passe, um único bilhete. Foi um esforço muito grande e estamos todos de parabéns por conseguir esta união”.

Aires Pereira reconhece que “este é um projecto mobilizador da Área Metropolitana do Porto, que nos une e até se chama UNIR, um projecto que pretende disciplinar o transporte público que conhecemos até aos dias de hoje”. Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “Com este concurso, feito ao nível da Área Metropolitana, passamos a ter uma rede completamente identificada. Quando nos deslocarmos daqui para Vila do Conde ou para Matosinhos, a rede é a mesma, ou seja, a identificação é a mesma. É, digamos, uma forma de nos podermos deslocar em qualquer sítio. Esta rede foi estudada tendo em atenção a nova realidade, como as zonas industriais ou as escolas do concelho. Fizemos a reunião de todos estes interesses por forma a termos mais pessoas a utilizar os transportes e, fizemos também uma coisa que nos parecia óbvia, que era a união com Vila do Conde, porque muitas vezes é mais fácil um autocarro que vem de Vila do Conde apanhar pessoas em certas zonas da Póvoa, do que termos uma linha própria só para os utentes da Póvoa de Varzim”. A rede entrará em funcionamento até ao final do ano.

Quanto aos custos para os utentes da rede de transportes, “o passe municipal é de 30 euros e o Metropolitano de 40 euros. Há também os passes família, que terão o custo mensal de 60 ou de 80 euros, para viajar dentro do concelho ou na Área Metropolitana, respectivamente. Ou seja, nós podemo-nos deslocar em toda a Área Metropolitana, quer seja no metro, nos STCP, ou em qualquer uma destas carreiras do UNIR, com o mesmo título de transporte e por este preço. Parece-me ser uma aposta muito interessante que tem vindo a ser feita no transporte público, e que naturalmente o torna muito competitivo sobre o ponto de vista da concorrência com o transporte individual”. E avisa que no futuro “serão criadas barreiras ao transporte individual por forma a rentabilizarmos todo este investimento que está a ser feito pelo Estado, pelas autarquias e por todos os cidadão para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana, mas também no país”.

Esta sessão informativa será repetida por todas as freguesias, até ao final de Outubro. As primeiras sessões descentralizadas serão às 21h00 dos dias 28 de setembro, na vila de São Pedro de Rates, e 3 de outubro, em Balasar. As comunidades passarão a estar informadas dos horários dos autocarros UNIR.

Por: José Peixoto

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário