Voz da Póvoa
 
...

Nossa Senhora da Lapa Sai à Rua em Procissão

Nossa Senhora da Lapa Sai à Rua em Procissão

Local | 10 Maio 2022

As celebrações dos 250 anos da Igreja da Lapa, depois de vários eventos a marcar a histórica data, na sexta-feira, em conferência de imprensa foi anunciada a procissão em honra de Nossa Senhora da Lapa, que volta às ruas da Póvoa de Varzim, domingo, dia 22 de Maio.

 “Verdadeiramente ainda não tivemos um evento que lhe desse este lugar de destaque, embora já tivemos algumas celebrações, concretamente o dia da padroeira Nossa Senhora da Lapa que acontece nesta comunidade, no primeiro dia de Janeiro”, referiu o padre Nuno Rocha.

O evento estava preparado para ser realizado no dia 2 de Janeiro, mas a pandemia não o permitiu, obrigando ao seu cancelamento. O mês de Maio e a sua presença mariana, com a devoção a Nossa Senhora, acabou por ser decisivo na escolha para se fazer regressar uma procissão que aconteceu pela última vez em Janeiro de 1992, antes desta só em 1988.

O ano de Jubileu é propício à organização da procissão que “será em moldes diferentes das habituais, uma vez que iremos reduzi-la ao essencial. Primeiro com um programa mais alegórico, recriando historicamente o que acontecia há 250 anos atrás, e depois, o cortejo religioso à semelhança do que fazemos habitualmente nas nossas procissões na Póvoa de Varzim”.

Para Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal, a ideia foi “criar a conjugação de uma procissão tradicional com uma procissão histórica. Queremos tentar lembrar as personagens iniciais. Ou seja, o padre Ângelo Cerqueira que veio fazer a missão à capela de S. Tiago e que segundo palavras da época - comoveu tanto os pescadores - que assistiram que decidiram criar primeiro a confraria da Senhora da Lapa e depois construir a Capela”. 
   
E acrescenta: “Em termos históricos é muito interessante porque se trata de uma associação de classe específica, os pescadores estavam implantados nesta zona. O facto de quererem fazer a capela no lugar do Facho, que já existia, que a senhora ficasse como farol para os pescadores e serem eles por cotização a construir a capela, é uma decisão que não tem a ver com a paróquia, mas com a vontade de um grupo”.

Todas as decisões tomadas saíram fruto de reuniões entre o padre Nuno, a Confraria e a Comissão Fabriqueira, sem esquecer a parceria com a Câmara e o Museu de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

A procissão, que será presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno de Almeida, sairá da Igreja da Lapa às 16h00 e irá percorrer as ruas 31 de Janeiro, Tenente Valadim, passará junto à Fortaleza, seguindo pela marginal, onde irá rumar pela Avenida dos Descobrimentos em frente ao porto de mar, regressando à Igreja da Lapa.

partilhar Facebook
Banner Publicitário