Voz da Póvoa
 
...

Nas Praias o In Póvoa Ofereceu Banhos de Felicidade e Inclusão

Nas Praias o In Póvoa Ofereceu Banhos de Felicidade e Inclusão

Local | 28 Setembro 2025

 

Tornar as praias do concelho da Póvoa de Varzim acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada foi a razão da implementação em 2016, o projecto IN Póvoa – Praia Acessível, que tem vindo a assegurar o direito à fruição equitativa do espaço público, permitindo usufruir de banhos no mar.

Na época balnear que terminou recentemente, foram contempladas cinco praias com pontos de acessibilidade garantida: Praia do Carvalhido (junto à esplanada do Carvalhido), Praia Verde (junto ao Náutico), Praia da Fragosa (freguesia de Aver-o-Mar), Praia de Quião (junto ao Mestre) e Praia de Paimó (freguesia de Aguçadoura).

Os números apresentados superaram todas as espectativas: 1513 banhos, ou seja, mais 900 banhos que no ano passado. Foram 570 os beneficiários, mais 300 que no ano passado. Nos dois meses de oferta, o serviço foi prestado por 12 monitores, num total de 462 horas, e 43 voluntários que ofereceram a sua ajuda num total de 1287 horas.
Como habitualmente foram entregues os diplomas aos voluntários, e a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, agradeceu toda a colaboração prestada pelos voluntários que “tem o poder de transformar vidas”.

Por sua vez, Sérgio Furtado, presidente do Instituto Maria da Paz Varzim, entidade que abraçou a iniciativa, referiu a importância do voluntariado e o seu espírito de missão que empregam com um sorriso e uma palavra amiga a todos aqueles que procuram chegar onde as suas condicionantes não o permitiam.

Também Mónica Martins, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, destacou a participação da Autoridade Marítima Nacional presente nas praias todos os dias, mas enalteceu a iniciativa do município que permite efectivamente uma inclusão de todas as pessoas.

Fotos: D. Reservados

partilhar Facebook
Banner Publicitário