Voz da Póvoa
 
...

Namorar Pela Vida com Anéis Inspirados em Romance

Namorar Pela Vida com Anéis Inspirados em Romance

Local | 6 Fevereiro 2023

 

O resultado do desafio lançado pelo Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, às ourivesarias locais para se inspirarem no mais velho romance “O Poveiro” da autoria de Manuel Alberto da Guerra Leal, editado em 1859, foi apresentado na sexta-feira, no Museu Municipal.

António Augusto e filhos Ourivesaria, Ourivesaria Barbosa, Isabel Joias, Ourivesaria João Paulo, Ourivesaria Maio Sá, Ourivesaria Milhazes, Onix Ourivesaria, Ourivesaria da Póvoa e Ourivesaria Tavares Araújo, foram as ourivesarias que responderam ao convite e inspiradas pelo romance, criaram o anel que todos os amantes podem agora comprar. Embora o amor possa nascer todos os dias e até festejar, aproxima-se o Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro, e ao adquirir o anel, de prata ou de ouro, em qualquer das ourivesarias aderentes, receberá como oferta o livro “O Poveiro”.

Tem também a possibilidade de adquirir apenas o livro, que integra a colecção Saudades do Mar. Ao fazê-lo, está a ajudar o Instituto Madre Matilde, para quem revertem as vendas da obra.

Na apresentação dos metais preciosos, os responsáveis pelas ourivesarias presentes foram explicando como chegaram ao belo exemplar, ao nome que lhe deram e que pode levar gravações únicas e pessoais. Se dúvidas houvesse, ali se expuseram nove leituras e interpretações da mesma obra literária editada no século XIX, e apresentada por Raúl Leitão, da Associação Póvoa Ontem e Hoje, coleccionador e pessoa interessada em tudo que à Póvoa de Varzim diz respeito e a engrandece.

Para o presidente da Junta da união de freguesias da Póvoa, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, “a Póvoa de Varzim tem grande riqueza cultural, e essa riqueza pode fomentar a riqueza comercial. Este é um bom exemplo disso, porque encontramos um romance do século XIX, cujo enredo se passa na Póvoa, onde há uma tragédia que acaba resolvida com um anel que faz a prova da identidade de um pescador que tinha desaparecido no mar. Esta é a estória e a partir daqui, porque a Póvoa tem uma grande tradição de ourivesaria, com capacidade de produção e de criatividade, rapidamente foram criados nove anéis conforme a descrição do livro – um anel com dois corações. Será para o dia dos namorados, que nós chamamos em termos de campanha, o Anel do Romance Poveiro”.

O anel do romance entre o pescador e a poveira, acaba por se transformar no anel símbolo do romance na Póvoa de Varzim. Para Ricardo Silva, a partir de agora, “passa a ser este anel de dois corações, com esta variedade que deriva da criatividade das ourivesarias da Póvoa, que não se limitam apenas a vender. Tivemos aqui a prova desta vitalidade criativa”. 
 
Por seu lado, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, disse que “a adesão das ourivesarias é um motivo de satisfação”, e sugeriu que “é sempre bom que os homens se lembrem de oferecer um anel às mulheres do seu coração. Não devemos namorar só nos dias de namorados, mas sempre. Depois, é este gesto, esta gentileza de ter uma peça que nos faça lembrar os bons momentos ou algo especial nas nossas vidas”.

E se o ouro brilhava na mesa das apresentações, a voz da Diana Silva, com apenas 12 anos, acompanhada ao piano por Tiago Pereira, encantava os presentes.

partilhar Facebook
Banner Publicitário