Voz da Póvoa
 
...

Na Biblioteca de Trocas dá e Recebe um Livro

Na Biblioteca de Trocas dá e Recebe um Livro

Local | 13 Setembro 2023

 

Nada melhor que o dia Mundial da Literacia, 8 de Setembro, para apresentar mais uma iniciativa da União de Freguesias da Póvoa de Varzim Beiriz e Argivai, desta vez em parceria com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, a “Biblioteca de Troca de Livros”. 

A partir de agora, pode trocar os seus lidos livros por outros que pretende ler, na Biblioteca Diana Bar, na delegação Norte e na delegação Matriz da Junta da Póvoa de Varzim, mas também na Junta de Beiriz e de Argivai.

As ideias se não têm um nome, têm pelo menos um acaso que as promove. Com a visita das Correntes D'Escritas a Beiriz, no último Fevereiro, surgiu a iniciativa o “Livro não é lixo”, convidando os leitores que já não têm lugar nas estantes para mais livros ou pretendiam libertar-se dos contos, romances, ensaios ou poesia, entre outros assuntos da criação. Para o efeito, foram disponibilizados seis locais para os entregar, oferecer, dar, consoante o seu vocabulário, nas três freguesias da União. 

Ricardo Silva explicou aos presentes que, “ao longo deste tempo temos feito esta recolha de livros, que tem sido proveitosa pelo facto de nos terem chegado livros com pouco uso, como enciclopédias, compêndios de história, que serão oferecidos a bibliotecas de escolas, associações ou infantários, mas os que temos para troca, são essencialmente literatura. Com o espólio que temos passamos a pôr em prática estes postos de troca de livros”. Para o Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, a biblioteca Diana Bar, “funcionará de forma mais natural. Os livros são identificados e o funcionamento da acção é simples, as pessoas trazem um livro, apresentam-no à funcionária que se encontra em qualquer dos postos e diz que quer trocar por outro. Trata-se de uma troca directa”.

Os objectivos passam “por promover a economia circular. Ou seja, a reutilização dos livros que muitas vezes se perdem no lixo”, único lugar onde nada servem. “Há também a questão da literacia, pelo que pretendemos facilitar o acesso aos livros e incentivar à leitura. Todos estes postos que falei, terão também livros técnicos, livros infantis para quem quiser trocar”. 

Por sua vez, Luís Diamantino, Vice-presidente e Vereador da Cultura e da Educação da Câmara Municipal, revelou que a sua relação com os livros, “é uma relação de amor, de amizade contínua. Eu não consigo desfazer-me dos meus livros. Quando compro é muito meu porque tenho uma relação quase carnal com o livro, risco, dobro as folhas, sublinho, escrevo e revisito o livro, constantemente. As citações que eu faço não são do Google, mas retiradas dos livros que li. Logo, não vou fazer esta troca porque tenho esta relação com os livros”.

Mas, há sempre uma possibilidade, os livros repetidos que acabamos por ter, devido à tentação das novas edições ou até da oferta de um amigo que desconhece os nossos autores preferidos. “Quem tem livros repetidos - como é o meu caso - pode fazer chegar, não só ao Diana Bar, como a outros espaços”. 
  
Este é mais um passo dado no caminho da leitura, da democratização do acesso aos livros, ao caminho da ficção que sempre foi capaz de nos transportar para novas realidades. Ler faz bem e é o melhor antibiótico para as dores da desinteligência.

Por: José Peixoto

Fotografua: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário