Voz da Póvoa
 
...

Município Apoia Bombeiros com Um Milhão de Euros

Município Apoia Bombeiros com Um Milhão de Euros

Local | 7 Outubro 2022

 

A Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim celebrou, no dia 1 de Outubro, numa sessão realizada na sua sede, 145 anos de história ao serviço da comunidade e do concelho.
 
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira; o Presidente da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Rui Coelho, e o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim há três meses em regime de substituição, Joaquim Moreira. Honraram a sessão solene com a sua presença o Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante João Venceslau e o Presidente da Federação Bombeiros Distrito do Porto, Comandante José Morais.

Na sua intervenção, Aires Pereira anunciou um apoio de um milhão de euros aos Bombeiros: “Em infraestruturas físicas, estamos mais ou menos bem servidos, mas temos de criar um plano de investimento a 5 anos, que permita a quem dirige esta casa saber com o que vai contar”. A verba irá servir para a aquisição de viaturas de transporte de doentes, equipar o corpo activo com viaturas de socorro e novos equipamentos criando também melhores condições de segurança. E acrescentou que não colocava de parte “a construção de um novo pólo avançado para o corpo de efectivos e de um campo de treinos para os bombeiros. Este é um compromisso do Município no sentido de elevarmos aquilo que é hoje o paradigma desta casa e chegarmos ao 150.º Aniversário com uma associação modernizada, com um corpo activo bem formado e com gente motivada”.

Recorde-se que no âmbito dos apoios às instituições, o Município em Janeiro atribuiu 114 mil euros aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

Rui Coelho no seu discurso destacou o trabalho e o sacrifício dos bombeiros que se entregam “sempre com o objectivo de socorrer quem precisa”. Salientando que há urgência em “tornar a carreira de bombeiro voluntário atractiva e isso consegue-se com medidas e benefícios abrangentes e universais que atinjam todos os bombeiros que prestam serviço no nosso país”.

O presidente da Real Associação Humanitária sublinhou o trabalho executado diariamente “orgulha este corpo de bombeiros, orgulha a cidade e o concelho da Póvoa de Varzim, e orgulha Portugal. Continuem e sejam um exemplo para os outros”.

Por sua vez, o comandante dos Bombeiros da Póvoa, Joaquim Moreira agradeceu “ao corpo de bombeiros não só por aquilo que temos vindo a partilhar em muitos anos de experiência, mas muito especificamente nestes três meses por aquilo que têm dado à causa e em nome dos bombeiros e, acima de tudo, à nossa Real Associação”. Por essa razão, “antes do final do ano, serão promovidos a bombeiros de terceira vários elementos da corporação, e o efectivo será bem maior”, revelou.

O dia de celebração dos 145 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, para além de um desfile, contou ainda com a distinção de bombeiros com mais de 15 anos de serviço. Destaque para a atribuição de uma medalha pelos 40 anos de serviço ao bombeiro António Eduardo Cadilhe Serra.

partilhar Facebook
Banner Publicitário