O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Póvoa de Varzim, um documento que apresenta 77 acções pensadas no sentido de dar prioridade ao peão, assim como à utilização dos modos de transporte suaves no concelho, foi apresentado no dia 27 de Setembro, no Museu de Etnografia e História. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do Vereador da Mobilidade e Transportes, Luís Ramos, do jornalista Abel Coentrão e dos Arquitectos Avelino Oliveira e Nuno Pinheiro.
No documento constata-se que o planeamento urbano, as interfaces e grandes equipamentos, os transportes públicos, a circulação de veículos e o seu estacionamento, o cada vez maior uso dos modos suaves, a mobilidade verde, e o conceito de cidade inteligente, incorporam 23 medidas dentro de um “conjunto coeso de soluções que permitam implementar a estratégia do Plano em todo o concelho, a 10 anos.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara, Aires Pereira, referiu que o Plano que foi apresentado “nunca está terminado e estará sempre aberto a sugestões e melhoramentos, em prol da sustentabilidade na Póvoa de Varzim”.
Entre as propostas apresentadas pela Câmara Municipal, foram definidos corredores de escoamento rápido que pretendem ser alternativas às vias nucleares, para travar a entrada de trânsito indesejado no núcleo urbano, assim como a criação de infraestruturas de base aos modos suaves de circulação entre freguesias e a adaptação dos corredores verdes ao número pretendido de pessoas e bicicletas a circularem por lá.
Aires Pereira sublinhou que é preciso reverter o sentido das cidades “modeladas para o uso do automóvel”. Acrescentando que na Póvoa de Varzim, actualmente, os investimentos pretendem fazer inverter o caminho, implementando os meios suaves, reconhecendo que não é um percurso fácil porque “é um exercício constante de cidadania, tolerância e respeito pela diferença. Vemos, constantemente, o impedimento de passagem para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamentos em locais proibidos e excesso de tráfego em alguns locais, enquanto parques públicos gratuitos continuam vazios”.
Por sua vez, o jornalista Abel Coentrão fez a sua intervenção por videoconferência e abordou “A importância da Mobilidade nas nossas vidas – Vivências na Póvoa de Varzim” e, para além de partilhar algumas experiências relacionadas com a mobilidade, destacou a necessidade de planos de mobilidade sustentável como o apresentado, que possibilita uma mobilidade mais inclusiva, e também a alargada rede de ciclovias criadas no concelho.