Voz da Póvoa
 
...

Misericórdia Projecta Unidade de Hemodiálise na Póvoa de Varzim

Misericórdia Projecta Unidade de Hemodiálise na Póvoa de Varzim

Local | 11 Julho 2021

O provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Virgílio Ferreira confirmou o que já tinha adiantado em entrevista a este jornal (12 de Maio de 2021), que vai avançar com a construção de uma Unidade de Hemodiálise, num terreno cedido pela Câmara Municipal, junto ao Centro de Saúde e a Escola EB 2,3 Flávio Gonçalves.

A ‘novidade’ foi comunicada na sexta-feira, durante uma visita do Presidente da Câmara, Aires Pereira, às obras da futura Estrutura Residencial para Idosos.

Não foi revelado o valor do investimento, mas o projecto irá desenvolver-se em parceria com uma entidade tecnicamente especializada na área e a obra terá apoios do actual ou próximo quadro de financiamento europeu. A unidade pretende responder às necessidades locais, sendo que, deverá atender cerca de uma centena de utentes.

Para além da intenção de manter um relacionamento e um diálogo constante com a Câmara Municipal, dando conta das dificuldades que a Misericórdia vai sentindo em tempos difíceis, com os idosos a precisarem cada vez mais de apoio específico e mais caro, o provedor Virgílio Ferreira sublinhou que a intenção da visita foi também falar de novos projectos: “A nossa acção tem sido, nos últimos anos, encontrar soluções de resposta à necessidade da terceira idade. Estamos num ciclo de investimentos que são necessários, como a Hemodiálise, uma ambição antiga. Encontramos um parceiro que é especialista na área e trabalha com outras misericórdias. É também uma oportunidade de rentabilizar aquele espaço que estava sem utilização e o investimento pensado trará no futuro mais sustentabilidade, financeiramente. Por vontade dos parceiros, a obra deverá estar em funcionamento em 2023”.

Por seu lado, Aires Pereira destacou o “diálogo assertivo quer com o Centro Hospitalar ou a Santa Casa da Misericórdia. A política publica da saúde tem que estar sintonizada. Há uns anos, tomámos a decisão de classificar este local como Área de Reabilitação Urbana e, agora, percebe-se o acerto dessa decisão porque permite o acesso a um conjunto de fundos, que de outra forma não seria possível. As pessoas precisam destes espaços e a Misericórdia tem vindo a redimensionar e modernizar todas as suas instalações. Isto tem sido feito em diálogo e com o apoio do município. Penso que a Póvoa de Varzim, dentro de poucos anos, terá um conjunto de serviços ímpares onde a população poderá recorrer”.

Para o Edil, as visitas a obras também servem para verificar os apoios autárquicos: “Não podemos aplicar dinheiros públicos através de protocolos ou subsídios sem uma verificação, temos de confirmar se o dinheiro está a ser aplicado conforme a finalidade e se está a ser bem gerido. Sou o responsável pelos apoios que o município dá. Até hoje, nunca tivemos qualquer problema, mas isso é fruto deste diálogo que mantemos com as instituições”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário