Voz da Póvoa
 
...

Misericórdia Acolheu duas Famílias de Cidadãos Ucranianos

Misericórdia Acolheu duas Famílias de Cidadãos Ucranianos

Local | 15 Junho 2022

 

A Misericórdia da Póvoa de Varzim acolheu duas famílias de cidadãos ucranianos, cedendo um apartamento do bloco residencial da Santa Casa. Esta quarta-feira, com a colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi assinado no Salão Nobre da instituição, um contrato de trabalho para o exercício de funções na lavandaria com a duração de um ano, entre uma das cidadãs ucranianas e a Misericórdia.
 
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Virgílio Ferreira, esclareceu que “a União das Misericórdias Portuguesas desafiou as Misericórdias a alojar ucranianos e, se possível, arranjar emprego porque o tempo de permanência é indefinido devido à guerra que continua naquele país. A Misericórdia tinha um apartamento disponível e aceitou o desafio. As duas famílias vieram até Vilar de Formoso e aí as fomos buscar. Vieram dois jovens, três crianças e duas mulheres. O apartamento tem quatro quartos e boas condições. Depois de uma formação que as duas mulheres tiveram, também de língua portuguesa proporcionada pela Câmara Municipal, chegou a altura de assinar um contrato com a colaboração do IEFP, para lhes dar trabalho e assim organizarem as suas vidas”. 

Esta quarta-feira foi assinado o contrato com Tetiana Tonkovska, e brevemente será assinado novo contrato com a segunda mulher ucraniana.

“Devido à situação actual na Ucrânia, tivemos que vir para Portugal. Quando chegámos aqui, não esperávamos nada, não sabíamos como os portugueses nos receberiam. São muito, muito gentis, receptivos, hospitaleiros, não nos recusaram nada. Ainda não consigo acreditar que fomos tão bem recebidos, as pessoas deram muito”, disse Tetiana Tonkovska à nossa reportagem.

partilhar Facebook
1497/IMG_0009.jpg
1497/IMG_0010.jpg
1497/IMG_0012.jpg
1497/IMG_0018.jpg
Banner Publicitário