Voz da Póvoa
 
...

Ministra da Agricultura Presente “No Coração do Leite” da AGROS

Ministra da Agricultura Presente “No Coração do Leite” da AGROS

Local | 6 Setembro 2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou na sexta-feira, no encontro do sector leiteiro “No Coração do Leite” que decorreu no Espaço AGROS – Póvoa de Varzim, a convite da Administração da AGROS - União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, U.C.R.L. que soma já 72 anos de inovação.

A Ministra presidiu à cerimónia presenciada por Lucinda Amorim, vereadora do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e por Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, entre cerca de 150 individualidades de relevo no panorama político nacional e relacionadas com o sector agropecuário e cooperativo.

As boas vindas foram dadas pelo Presidente do Conselho de Administração da AGROS, José Capela que avivou os presentes que “a cadeia de valor do Leite e a contínua desresponsabilização da Distribuição, e o enquadramento político do sector na Região Autónoma dos Açores. A AGROS continuará a trabalhar incessantemente enquanto agente activo na defesa deste sector, e envidará esforços para que as adversidades sejam superadas, no sentido de garantir a sustentabilidade de toda a fileira leiteira e das gerações futuras”.

E acrescentou: “Lanço desde já o convite a todos os presentes a visitarem a próxima AgroSemana, que irá decorrer, entre 1 a 4 de Setembro de 2022”.

Por seu lado, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes felicitou os jovens presentes nomeados para receberem os prémios de melhores alunos das quatro Escolas Profissionais Agrícolas da região norte, “como elementos fundamentais na construção do futuro do sector agrícola nacional”. De seguida, afirmou que “a agricultura portuguesa tem vindo a fazer o seu caminho, no sentido em que, olhando para os dados estatísticos, e mesmo em contexto de pandémica, este é o único sector que continua a crescer nas exportações, assim como diminui as importações. Creio ser não só pela qualidade dos produtos portugueses, pelo esforço que os agricultores têm vindo a fazer, encontrando mercados alternativos, mas também pela preferência pelas produções locais”.
 
Maria do Céu Antunes alertou para os grandes desafios que a Europa e o mundo defrontam, “decorrem da evolução dos padrões de consumo, das exigências e preferências dos consumidores e da sociedade em geral. Tendo em conta todos esses factores, assim como o aumento dos factores de produção, no que diz respeito ao sector leiteiro na alimentação animal e na energia, o Ministério desenhou um conjunto de medidas de apoio que pretendem contribuir para o aumento da rentabilidade e resiliência do sector leiteiro”.

Antes do encerramento do encontro do sector leiteiro “No Coração do Leite” foram entregues os Prémios aos melhores alunos das quatro Escolas Profissionais Agrícolas do Norte: Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto. Este prémio é patrocinado anualmente, pela AGROS, com o intuito de incentivar e estimular o rejuvenescimento do sector agrícola.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário