O Cine-Teatro Garrett foi o palco, no dia 17 de Outubro, das I Jornadas + Capazes – Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, promovidas pelo MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.
Presente no evento, a Secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, enalteceu o notável trabalho e serviço público que o MAPADI presta ao Município da Póvoa de Varzim que por sua vez se tem envolvido no apoio à instituição. A presença de um membro do governo “é prova do reconhecimento e compromisso do Estado para a causa social de inclusão de pessoas com deficiência”. de acordo com a Secretária de Estado, ainda há muito a fazer, por isso defende que “é necessário reunir várias sinergias para um trabalho mais eficaz e eficiente ao nível das acessibilidades e da inclusão”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, apelou à Secretária de Estado para a necessidade de serem criadas “medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência no sentido de assegurar o seu futuro”. Para o Edil, “todos temos de dar um pouco de nós para que estas pessoas com deficiência sejam cidadãos realizados e independentes”. Destacando que “tanto o Município como as empresas poveiras estão de parabéns pelo projecto de inclusão existente no concelho”.
Recordamos que o MAPADI foi a primeira instituição particular de solidariedade social a ser distinguida com a Marca Empregadora Inclusiva Menção Excelência 2023. O evento serviu também para a instituição prestar o seu reconhecimento às entidades da Póvoa de Varzim que contribuíram para a integração profissional de pessoas com deficiência: A Beneficente; Bombeiros Voluntários; Câmara Municipal; Varzim Lazer; Casino da Póvoa; Centro Social e Paroquial de Navais; Centro Social e Paroquial de Terroso; Centro Social Monsenhor Pires Quesado; Centro Social Bonitos de Amorim; Casa Maior – Residências Geriátricas; Instituto Madre Matilde; Douriplanta; Efaflu; Escola Secundária Rocha Peixoto; M.J. Vendeiro; Petroja BP Argivai; Pneus Gomes do Monte; Ribalta Critério; The Car; Auto-Furtado; MicroPolar Confeções e Quiosque 5 de Outubro.
“São estas organizações empresariais que consideram os recursos humanos a contratar não em função de uma especial condição física ou mental, mas em função das capacidades e mais-valias com que a pessoa possa e pode contribuir para a organização”, sublinhou, António Ramalho.
O Presidente do MAPADI revelou que a instituição proporciona, actualmente, uma resposta de excelência a cerca de 400 cidadãos com deficiência do concelho nas mais diversas valências. E concluiu que “é excelente termos a nossa actividade de intervenção social no Município da Póvoa de Varzim. Vamos continuar a desafiar os limites, diminuindo as diferenças”.
Fitis: JCM/cm