Em cada ano a data é sempre o reconhecimento de uma existência local exemplar. No dia 10 de Julho, os militares do quartel da ‘Póvoa’ celebraram o 10º aniversário da Escola dos Serviços e o 156º aniversário do Serviço de Administração Militar (SAM). A cerimónia realizada no Largo do Passeio Alegre foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Mendes Ferrão, e contou com presença da Vereadora da Câmara, Andrea Silva, em representação do Município.
No seu discurso, o Chefe do Estado-Maior do Exército enalteceu a moldura humana presente e, dirigindo-se a todos os poveiros que “aqui nos têm aplaudido e aquecido a alma”, o carinho dispensado aos soldados do exército de Portugal, “orgulhosos de vos servir”, mostrando com humildade “aquilo que somos e fazemos, o orgulho que temos em ser soldados, mas sobretudo o orgulho do nosso espírito de servir Portugal e os portugueses”,
Para o General Mendes é justo “reconhecer publicamente os serviços prestados pela Escola dos Serviços”, que permite ao Exército “a formação de várias valências fundamentais para o seu funcionamento” sendo uma “unidade que merece ser tratada com atenção continuada e próxima, tal a sua preponderância”.
E acrescentou sentir uma enorme honra “por ser soldado, vosso comandante e por ter um Exército que serve Portugal e os portugueses sempre com eficácia e eficiência, sem nunca regatear esforços para servir os seus concidadãos”.
As celebrações das duas datas festivas tiveram momentos de enorme simbolismo, tais como: a integração do Estandarte Nacional na Formatura Geral, uma homenagem aos militares falecidos em defesa da Pátria, a Imposição de Condecorações. Foram ainda impostas Medalhas de Mérito Militar, Medalhas de Serviços Distintos e Medalhas D. Afonso Henriques – Mérito do Exército. No final da manhã, realizou-se um desfile das Forças em Parada e um desfile motorizado. Momentos acompanhados por centenas de pessoas no Passeio Alegre.
Após a cerimónia militar, seguiu-se na Escola dos Serviços um almoço festivo, que contou com a presença de representantes de entidades militares e civis, onde o Bairro Norte, por convite, se fez representar pelo par Telma Arteiro e Guilherme Piló, vestidos a rigor com as cores da rusga do Norte.
Por: José Peixoto