Voz da Póvoa
 
...

Lions Clube da Póvoa Celebra Aniversário com Novos Companheiros

Lions Clube da Póvoa Celebra Aniversário com Novos Companheiros

Local | 13 Maio 2022

Cerca de uma centena de companheiros celebraram num jantar no último dia de Abril, os 45 anos do Lions Clube da Póvoa de Varzim. Entre os convidados destaca-se a presença do Governador do Distrito Centro/Norte Angelino Ferreira (Lions Clube Águeda), Past-Governador Imediato Carlos Ferreira (Lions Clube Aveiro – Santa Joana Princesa) e 1.º Vice-Governador Georgy Glushik (Lions Clube de Guimarães) e dos Lions Clube de Barcelos, Boavista, Braga, Esposende, Famalicão, Maia, Paços de Ferreira, Trofa, Vagos, Vila do Conde e Vizela, que assistiram à saudação da Bandeira, à leitura do código de ética e à entrada de 12 novos membros: Rosa Sá, Oksana Maia, Andrea Silva, Fernando Gonçalves, Sara Pereira, Virgínia Silva, Sílvia Costa, Alberto Dias, Hélder Campinhos, Sérgio Duarte, Delfina Araújo e José Luís Trindade.

A confraternização entre companheiros Lions e a troca de prendas foram momentos de salutar convívio, depois de dois anos passados entre conversas online que, no entanto, serviram para dar continuidade à solidariedade com outras associações.

“Foram dois anos terríveis, mesmo assim, nós adaptámo-nos e organizámos muitos eventos online, entre os quais um jantar de natal com a receita a ser distribuída por famílias carenciadas, assim como a distribuição de cabazes de bens alimentares. Também colaborámos com o pelouro da Coesão Social da Câmara para a atribuição de subsídios para a compra de medicamentos de famílias que não tinham recursos financeiros”, recordou José Manuel Almeida. 

Para o Presidente do Lions Clube da Póvoa de Varzim, o mandato ficou também marcado “pela ‘tristeza’ de termos perdido cinco companheiros: Maria Emília, Josias Barroso, Abílio Quintas, Fátima Sá Couto, e Licínia Faria, nossa secretária, que faleceu com 40 anos, um choque terrível para todos nós. Fizemos o possível e continuamos a assegurar a coesão do grupo. Este ano já conseguimos fazer alguns eventos”.

Durante o jantar foi leiloado um quadro do pintor Gois Pino “A Bailarina de Kiev”, que rendeu 1000 euros para ajudar o povo ucraniano.
 
Actualmente, o Lions poveiro tem cerca de 120 companheiros, “em dez anos crescemos mais de 100%, sendo o maior clube de Lions de Portugal, e isso é uma honra, um clube modelo, tendo em conta a qualidade dos membros que vão entrando. Sendo pessoas que toda a gente conhece através da sua participação cívica e social, na comunidade. Fruto dessa vivência e desse reconhecimento nós aceitamos novos membros. Antigamente, era muito difícil cativar membros. Agora, torna-se muito fácil porque as pessoas identificam-se com o clube e com os membros”.

Presente na cerimónia, Andrea Siva, vereadora da Coesão Social, começou por dizer que “é muito bom ver os rostos de todos e os sorrisos. Em nome do município estou aqui para dar os parabéns ao Lions Clube que passou já a fase em que, como as crianças, começa a andar, a crescer, a evoluir, e já entra numa fase de alguma maturidade. Este jantar demonstra sem dúvida, com a presença de toda a gente, o sentido de motivação e de unidade do Lions da Póvoa de Varzim. Esta admissão de novos membros demonstra a capacidade de saber crescer”.

E recorda o trabalho do Lions em prol da comunidade: “É um parceiro essencial no trabalho em rede. Durante a pandemia todos os esforços na área da solidariedade foram fundamentais. Este trabalho em prol do outro, este tempo foi fundamental para alimentar a esperança. A autarquia e todos os que trabalharam na área social só podem elogiar esta dinâmica dos Lions. Não é quantificável o número de horas dedicadas à solidariedade. Agradeço a vossa participação cívica”.

No mês de Junho, Rodrigo Moça assume a presidência do Lions Clube da Póvoa de Varzim, mas o actual presidente, José Manuel Almeida, por inerência do cargo vai acompanhar o mandato: “farei tudo para que seja um mandato marcante em todos os sentidos”. E anuncia algumas iniciativas em curso ou para breve: “Para além do rastreio da visão às crianças, projecto com o companheiro Miguel Sousa Neves que envolve cerca de mil crianças do concelho e não só, espero uma participação em massa no dia 14 de Maio, com a realização da ‘Caminhada da Saudade’, em homenagem à falecida companheira Licínia Faria. Tem início no Parque Industrial de Laúndos em direcção à Igreja de Balasar”, um momento de companheirismo e de fé.

No passado fim-de-semana realizou-se na cidade da maia a 53ª Convenção nacional dos clubes Lions de Portugal. Trata-se de um evento anual, onde se reúnem todos os clubes de Lions do país. Este ano, estiveram presentes mais de 300 associados do movimento lionistico. A cerimónia contou com presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também ele um associado Lions.

No encerramento da Convenção, o Presidente do Conselho Nacional de Governadores, João Pedro Mateus, efetuou a entrega da Camisola Poveira, eleita como a prenda de todos os Lions portugueses à representante do Lions Internacional, Elisabeth Haderer, que a levará para os Países Baixos de onde é oriunda.

partilhar Facebook
Banner Publicitário