Voz da Póvoa
 
...

Lançada a Primeira Pedra das Casas Mortuárias da Igreja Matriz

Lançada a Primeira Pedra das Casas Mortuárias da Igreja Matriz

Local | 2 Novembro 2022

 

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente na cerimónia da bênção da Primeira Pedra das Casas Mortuárias da Igreja Matriz.

Aires Pereira evocou o padre António Torres, com quem estabeleceu o acordo de cedência dos terrenos em contrapartida da reabilitação do antigo edifício e toda a área envolvente, e assumiu que estava “a cumprir o desejo e a executar o compromisso”, conferindo à Igreja Matriz a dignidade que este monumento religioso merece.

A concretização deste projecto “enquadra-se na resposta às necessidades da Paróquia da Matriz, mas também na aposta em pedonalizar e revitalizar os nossos centros históricos”, refere o Presidente da Câmara.

Recorde-se que em paralelo, e na área envolvente às Casas Mortuárias, foi executado um novo acesso (Rua Padre António Torres) e criada uma nova zona de estacionamento gratuito. Segundo a autarquia, “em breve, vai surgir uma praceta a norte da Igreja Matriz, que dará àquela zona uma nova vida e mais dinamismo”, acrescentando que o Município “já investiu mais de 2,5 milhões de euros na valorização do património e melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Bairro da Matriz”.

Durante a cerimónia o padre Avelino Castro benzeu a primeira pedra, acto carregado de simbolismo para a igreja, que ficou registado com a colocação de uma placa gravada no chão “in principio erat verbum” para perpetuar o processo de evolução, “nós somos vida que nasce”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário