Voz da Póvoa
 
...

Inclusão da Mulher Migrante no Dia Municipal para a Igualdade

Inclusão da Mulher Migrante no Dia Municipal para a Igualdade

Local | 22 Outubro 2021

Há dias para celebrar a esperança. A pensar nisso, no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, o Município da Póvoa de Varzim organiza um workshop subordinado ao tema da vulnerabilidade da mulher migrante, no próximo dia 29 de Outubro, às 14h30, no Diana-Bar.

É sempre bom lembrar que os portugueses, pelo menos nos dois últimos séculos e fundamentalmente nos últimos 60 anos, atravessaram as fronteiras, muitas vezes sem qualquer documentação, para pises que os foram acolhendo como força de trabalho e de liberdade. Continuamos a emigrar e a acolher pessoas de outros países que nos procuram, muitas vezes fugindo da guerra.

Para que possamos perceber melhor, a iniciativa, contará com a colaboração, como palestrantes, de duas técnicas do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) e do seu Gabinete de Apoio à Vítima, que tentarão retratar a situação das mulheres migrantes em Portugal, promover o debate e reflexão sobre os factores de risco no âmbito das desigualdades interseccionais e no âmbito do fenómeno da violência doméstica, e dar a conhecer recursos e apoios para a intervenção com este público-alvo.

Dirigida aos técnicos e dirigentes da Rede Social do concelho e aos voluntários da Bolsa Concelhia de Voluntariado, a Câmara informa que, “este workshop visa proporcionar formação e disponibilizar informação e conhecimento específico para que os técnicos possam, cada vez mais, assumir-se como verdadeiros agentes promotores do acolhimento e da inclusão da população migrante e em particular das mulheres e crianças migrantes”.

Associando-se à comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, a Associação Pathos irá assinalar a data, nos dias 24 e 25 de Outubro, através de uma instalação alusiva ao tema da Violência Doméstica, a ser exposta no coreto da Praça do Almada.
Humano ser é ter sentimentos.

partilhar Facebook
1058/St_teresa_Bernini_Sculptures.jpg
302/Isabel_Lhano.jpg
Banner Publicitário