Voz da Póvoa
 
...

Inaugurado Projecto Vencedor do Orçamento Participativo Jovem

Inaugurado Projecto Vencedor do Orçamento Participativo Jovem

Local | 16 Setembro 2022

 

Como ponto de partida e antecipando a Semana Europeia da Mobilidade na Póvoa de Varzim (16 a 22 de Setembro), foi inaugurado na quinta-feira, o Projecto Xeque-Bique, vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2021, na Escola Secundária Rocha Peixoto. O projecto propunha a instalação de um abrigo e a instalação de uma mini oficina de reparação de bicicletas na escola, e a aquisição de tabuleiros de xadrez para o Clube de Xadrez da escola desenvolver a sua actividade. Foi assinado um protocolo que enquadra a doação, pelo Município da Póvoa de Varzim, do equipamento e mobiliário urbano, agora instalado na Escola Secundária Rocha Peixoto. Os recursos doados ascendem a 21 mil euros.

Miriam Marque, em representação dos autores do projecto, revelou que estavam muito felizes “por verem o projecto executado, projecto que demonstra o nosso trabalho e empenho no sentido de disponibilizar à comunidade os meios para poderem vir para a escola de bicicleta, não a deixarem à chuva e terem uma pequena oficina para cuidarem dela. Temos também os tabuleiros de xadrez, incluindo peças gigantes para o nosso clube de Xadrez. Agradeço terem apostado em nós”. Os autores do Projecto Xeque-Bique foram Miriam Marques, Luís Santos, Lara Moreira e Pedro Sousa.

Que também se congratulou com os vencedores foi Albertino Cadilhe, Director da Escola Secundária Rocha Peixoto: “Os alunos participaram activamente numa actividade concebida pela Câmara e proporcionam aos colegas os equipamentos agora disponibilizados. Vale a pena educar para a cidadania, porque só com a participação de todos os cidadãos é que conseguimos mudar alguma coisa neste país”.   

Marco Barbosa Vereador da Juventude fez uma viagem pelo Orçamento Participativo Jovem: “É uma iniciativa do pelouro da Juventude e tem como principal objectivo incentivar os jovens a idealizarem e a submeterem a concurso um projecto inovador que tenha interesse local. Temos já seis edições concluídas, mais de 88 jovens autores de 44 projectos submetidos ao Orçamento Participativo Jovem. Da totalidade destes projectos, 27 forma finalistas, dos quais dez vencedores”.  

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, aproveitou a inauguração do Projecto Xeque-Bique para sensibilizar as pessoas a utilizarem modos sustentáveis nas suas deslocações, destacando também o Orçamento Participativo Jovem e o seu objectivo: “É uma forma de envolvermos a comunidade, de vocês dizerem aquilo que nós às vezes não conseguimos ver, mas vocês, os jovens, como são mais dirigidos para aquilo que vos importa directamente, apresentam estes projectos inovadores”.

E acrescentou: “Este orçamento só tem 30 mil euros de doação por ano porque tem faltado imaginação aos jovens. Lanço aqui um desafio. Se forem capazes de apresentar projectos que sejam inovadores e desafiadores, 30 mil euros não são um limite. Quer isto dizer que, devem continuar a envolver-se, a ser criativos. Sejam aquilo que a vossa imaginação que a vossa idade permite. Não tenham receio de errar. Só assim somos capazes de ser competitivos e inovadores”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário