Voz da Póvoa
 
...

Inaugurado Percurso Interpretativo da Fauna e Flora do Parque da Cidade

Inaugurado Percurso Interpretativo da Fauna e Flora do Parque da Cidade

Local | 25 Maio 2022

A biodiversidade do Parque da Cidade ganhou na segunda-feira um Percurso Interpretativo resultante do Estudo realizado pela autarquia em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

A partir de agora, ao visitar o Parque da Cidade vai encontrar placas interpretativas que, de forma simples e pedagógica, identificam a fauna e flora em locais estratégicos, decifrando as características das espécies predominantes no Parque.

Na inauguração, o Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira explicou que “é um espaço de todos, um local de fruição que deve ser usado com responsabilidade, devendo todos aqueles que o visitam, deixá-lo tal qual o encontraram, limpo e preservado”. 

Por seu lado, a vereadora do Ambiente, Sílvia Costa sustentou que o Dia da Biodiversidade celebrado a 22 de Maio, “serve para alertar as pessoas para a importância de preservarmos todas as espécies para o equilíbrio do nosso planeta”.

A visita aos painéis interpretativos, contou com o biólogo Francisco Álvares que revelou “a existência de 343 espécies de invertebrados, 4 espécies de répteis, 3 espécies de anfíbios, 145 espécies de aves, 6 espécies de morcegos, 4 espécies de mamíferos de médio porte e 6 espécies de pequenos mamíferos, nomeadamente, o rato-do-campo-lusitano. Esta é uma espécie que, no mundo inteiro, apenas existe em Portugal e Espanha, e pode ser vista no Parque da Cidade, junto ao lago”.

No seguimento de uma política de sustentabilidade baseada numa economia circular, as novas placas interpretativas são feitas de material reciclado. Os primeiros a contactar e beneficiar da nova informação, foram 37 alunos de duas turmas do 9º ano do Colégio de Amorim, que acompanhados pelos professores e pela equipa do CIBIO, aprenderam a identificar as diferentes espécies. Ficou também o desafio de regressarem em família, logo ao início da manhã, para em silêncio e à distância, observarem a presença de espécies animais e de aves mais raras que frequentam ou vivem nos habitats do Parque da Cidade.

partilhar Facebook
Banner Publicitário