Voz da Póvoa
 
...

Inaugurada Obra Sonhada por José Festas Para Servir os Pescadores

Inaugurada Obra Sonhada por José Festas Para Servir os Pescadores

Local | 4 Julho 2022

 

A Ministra da Agricultura e Alimentação marcou presença na manhã de sábado, na inauguração de um novo complexo de armazéns de aprestos para servir armadores e pescadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, promovida pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM). Maria do Céu Antunes fez ainda uma visita ao Porto de Pesca e participou numa homenagem a José Festas, antigo presidente do organismo, que faleceu em Maio do ano passado.
 
A cerimónia contou ainda com a presença dos Presidentes da Câmara da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Aires Pereira e Vítor Costa respectivamente, Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas, José Leite da APMSHM, Sérgio Faias, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, entidades marítimas e associações do sector das pescas.

Maria do Céu Antunes reconheceu a grande importância da empreitada e agradeceu o empenho que foi colocado para a sua concretização: “Temos trabalhado com a Docapesca nos planos para as intervenções e estamos a fazer descentralizações de competências para que os próprios municípios possam trabalhar, em conjunto com o Governo, para servir o melhor possível as comunidades piscatórias e dar-lhes as melhores condições de segurança”.

A ministra da Agricultura e Alimentação, destacou os investimentos do Estado no sector das pescas e assumiu o compromisso para trabalhar a pesca sustentável e pediu um esforço a todas as entidades em torno das políticas europeias: “Temos trabalho feito, mas há muito a fazer”.

Para José Leite hoje é dia de festejar e agradecer: “Festejar porque o sonho foi concretizado, a obra está presente nos olhos e ao dispor dos seus finais utilizadores. Agradecer porque foi tarefa de muitos, tantos que será impossível lembrar sem falhas os seus nomes. Este foi o sonho de muitos, personificado pelo saudoso José Festas, o nosso presidente fundador”, agora perpetuado com o descerramento de uma placa evocativa na praceta do espaço.

Sérgio Faias elogiou a obra e fez um pequeno percurso pelos investimentos feitos e em projecto pela Docapesca.

No seu discurso, Aires Pereira não esqueceu o mestre José Festas “a sua memória perdurará eternamente guardada nesta obra”, aproveitando a presença da ministra para alertar para o facto de ser urgente resolver em definitivo o desassoreamento da barra “para permitir em segurança a entrada e saída para o mar dos nossos pescadores, condições que merecem para desempenhar o seu trabalho”.

Por seu lado, Vítor Costa revelou a intenção de propor na próxima Reunião de Câmara, atribuir o nome de José Festas a um arruamento na cidade. o Presidente da Câmara de Vila do Conde anunciou ainda que, está a ser elaborado um projecto “para ser desenvolvido à superfície dos armazéns de aprestos, lado a lado com a marginal. Pretendemos levar a cabo o arranjo da marginal atlântica no seu lado norte, permitindo a recuperação paisagística do lugar e o equilíbrio entre as funções piscatórias, o desenvolvimento turístico e o usufruto da zona pela população. A obra incluirá espaços verdes, parque infantil e diversos elementos decorativos como uma pérgula escultórica, um espaço de contemplação que irá simbolizar a afirmação da comunidade piscatória das Caxinas e Poça da Barca”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário