Voz da Póvoa
 
...

In-Póvoa ou Praia Acessível Também no Carvalhido

In-Póvoa ou Praia Acessível Também no Carvalhido

Local | 23 Julho 2024

 

A inclusão social e a acessibilidade às praias é o principal objectivo do Projecto “In-Póvoa – Praia Acessível", promovido pelo Município da Póvoa de Varzim em parceria com o Instituto Maria da Paz Varzim. Com mais um ponto acessível na praia do Carvalhido onde decorreu a cerimónia ‘Mar de Todos’, no primeiro dia de Julho. São já cinco as praias do concelho a beneficiar desta valência.

A sessão simbólica de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira; comandante do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins; presidente do Instituto Maria da Paz Varzim, Sérgio Furtado; Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; monitores, voluntários e alguns curiosos.

Sérgio Furtado fez uma resenha do trabalho voluntário efectuado em anos anteriores que justificam o crescimento dos pontos do In-Póvoa nas praias do concelho: 
“Temos mais este ponto acessível de praia, a acrescer aos demais, já sobejamente conhecidos e visitados. Temos ainda mais voluntários a participar e  temos o nosso flyer traduzido noutras línguas. A juntar ao português, ao inglês e ao francês, este ano temos também a divulgação do que fazemos em espanhol e alemão. E isto só é possível graças à comunidade poveira, uma comunidade que participa, que está sempre disponível para ajudar o próximo, que diz presente sempre que é necessário”.

A Comandante Mónica Martins disse estarem disponíveis um Cabo marinheiro e dois fuzileiros que, “estão todos os dias nas praias a reforçar aquele que é o excelente trabalho da associação de nadadores salvadores ‘Os Golfinhos’ que garantem a segurança de todos nós enquanto banhistas. O que for necessário da parte da Capitania, podem sempre contar com o nosso apoio”.

Ricardo Silva referiu que além desta praia acessível a todos “a Póvoa de Varzim tem apostado muito numa terra inclusiva a todos os níveis, seja nos centros ocupacionais, ao nível das acessibilidades em toda a cidade e freguesias, mas também com esta marca cada vez mais forte que é a praia acessível a todos”. 

Aires Pereira agradeceu o trabalho de todos os voluntários envolvidos no projecto e espera que no futuro o In-Póvoa possa também ser servido por profissionais. Quanto ao alargamento do projecto à praia do Carvalhido o Edil sublinhou que “este ano temos mais um ponto, e naturalmente, isso significa mais equipamentos, mas também é mais uma possibilidade para as pessoas terem acesso ao mar. A Câmara Municipal vai criando estas condições porque nós fazemos com que a palavra acessibilidade seja real na Póvoa de Varzim”.

E concluiu dizendo que “enquanto presidente da Câmara, faço votos para que a época balnear decorra em amplo convívio e em respeito pelas autoridades, pela sinalética que está colocada e em respeito pelos nadadores salvadores que muitas vezes face à nossa irresponsabilidade, põem a vida deles em causa”.

No final, a Praia do Carvalhido foi estreada com uma ida ao mar, que pode repetir-se de segunda a sábado, durante os meses de Julho e Agosto, também na praia Verde (junto ao Náutico); na Praia Redonda – Leixão (junto ao Cais Sul), de segunda a sábado, das 9h30 às 12h00 e das 15h00 às 17h30. Já na Praia da Fragosa (Aver-o-Mar) as idas ao mar são de sexta a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 15h00 às 17h30, e os mesmos dias e horários para a Praia de Paimó (Aguçadoura).

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário