A Dança que se dança na Póvoa de Varzim atraiu outras danças. Não admira que um evento que cresceu numa outra cidade tenha escolhido este palco para entre 1 e 4 de Maio, realizar a 11ª edição do Hip Hop International (HHI) Portugal 2025, que deverá receber 2500 dançarinos e cerca de 10 mil pessoas.
A apresentação do evento, que conta com o apoio do município, realizou-se no primeiro dia de Março, no Pavilhão Municipal, e contou com a presença da Vereadora, Andrea Silva, e do bailarino, coreógrafo, fundador dos RP Dancers e sócio do projecto Hip-Hop International Portugal, Jorge Miguel Pereira.
Para a organização, esta é a maior competição de Hip Hop Dance do país e uma das referências a nível europeu, acrescentando que para a maioria dos competidores, o resultado é o que menos importa. O importante mesmo é que o evento cresça e melhore em cada nova edição.
Jorge Miguel Pereira explicou as razões da mudança do HHI para a Póvoa de Varzim pelo facto desta cidade, “ter uma cultura de dança que não é comparável a qualquer outra do país. Por isso, acho que chegámos ao sítio certo”. As condições disponibilizadas para as equipas e um maior apoio institucional, mereceram também o destaque do bailarino e coreógrafo, que acredita, “o evento vai criar impacto na cidade a todos os níveis, tanto hoteleiro como na restauração e no comércio local em geral”. São esperados no Pavilhão Municipal 2500 dançarinos e cerca de 10 mil pessoas.
Por sua vez, Andrea Silva reconheceu que “a Póvoa de Varzim é conhecida por ser uma cidade dedicada ao desporto, à cultura e ao lazer, e, por isso, nada melhor do que recebermos muitos eventos, como tem acontecido ao longo dos anos, nomeadamente internacionais, que levam o nome da Póvoa de Varzim muito longe”.
E acrescentou que “a cidade vive muito a dança” e está convicta que “a comunidade se vai envolver”. A Vereadora da Câmara Municipal sublinha que “o evento não vai ficar apenas no Pavilhão Municipal, vai abranger todo este quarteirão com iniciativas na Escola Rocha Peixoto e Flávio Gonçalves”.
Com os olhos postos no futuro, Andrea Silva lembrou que a cidade vai passar a dispor, em breve, de um novo equipamento – Póvoa Arena – que vai permitir dar dimensão a este e outros eventos.
Fotos: JCM/cm