A festa religiosa da padroeira dos pescadores chega à Póvoa de Varzim, entre os dias 6 e 22 de Agosto. Os poveiros acolhem as tradicionais Festas d´Assunção, organizadas pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa.
Do programa consta que:
É com uma girândola de foguetes e repique de sinos que se anunciará o inicio das festividades, no dia 6, às 12h00, a preceder a novena preparatória, às 17h45 e uma Eucaristia, às 18h00. A novena e Eucaristia repetem-se nos dias seguintes, 7 e 8, no mesmo horário, 9 e 10, às 18h45 e 19h00, respetivamente. No dia 8, às 21h30, a Igreja da Lapa vai acolher a Conferência “Exaltada acima dos anjos”: a iconografia da Assunção e da Coroação de Maria a partir dos escultores da Igreja da Lapa, por Marco Daniel Duarte, Historiador e Diretor do Museu do Santuário de Fátima.
As festas prosseguem no dia 12, às 19h00, com Tríduo Preparatório e Eucaristia com pregação, por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo Metropolita de Évora.
A 13 de agosto, às 19h00, celebra-se nova Eucaristia com Sermão, estando reservada para dia 14, a Eucaristia da Vigília da Solenidade da Assunção com pregação, igualmente às 19h00. No final da Eucaristia, terá lugar a inauguração da exposição “Aos Céus”, na Rua 31 de Janeiro, da fotógrafa Rafaela Cadilhe. À noite, a partir das 22h00, Leo & Leandro vão atuar no Largo António Nobre, num espetáculo musical que irá anteceder a sessão de fogo-de-artifício, às 24h00.
Chegados ao grande dia, o feriado de 15 de agosto, as atividades têm inicio agendado para o raiar do dia. Às 8h00, o repique dos sinos e uma salva de 21 tiros irão romper no ar; às 8h45, a Banda Musical da Póvoa de Varzim atua em frente à Igreja da Nossa Senhora da Lapa, onde haverá uma Eucaristia às 9h00 e às 11h00, celebra-se a Eucaristia Solene, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita e Primaz de Braga. À tarde, pelas 16h00, tem início a imponente procissão de Nossa Senhora d’Assunção.
Este ano, a procissão parte da Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Igreja da Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, os andores serão virados para o mar e milhares de foguetes serão lançados em saudação à virgem padroeira dos pescadores.
Na noite do feriado, às 21h45, o Largo António Nobre será o palco das atuações do Rancho Poveiro e do Rancho Tricanas da Lapa.
As Festas da Assunção só terminam uma semana depois, a 22 de agosto, com o Beija Mão da Senhora, entre as 9h00 e as 21h00, a que se seguirá uma última Eucaristia, presidida por D. Francisco Senra Coelho, às 21h00.