Voz da Póvoa
 
...

Feira Agrícola do Norte Para Visitar até Domingo

Feira Agrícola do Norte Para Visitar até Domingo

Local | 2 Setembro 2022

 

A AgroSemana - Feira Agrícola do Norte, uma iniciativa promovida pela Agros com apoio do Município da Póvoa de Varzim e outros parceiros, abriu em Argivai na quinta-feira, na presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Abrunhosa, dos Presidentes das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim, Aires Pereira; Vila do Conde, Vítor Costa; Esposende, Benjamim Pereira; Barcelos, Mário Constantino; Maia, António Domingos Tiago e de Matosinhos, Luísa Salgueiro; do deputado na Assembleia da República, Afonso Oliveira, entre outras personalidades e entidades. Todos os convidados foram recebidos pelo Presidente da Agros, Idalino Leão.

Seguiu-se uma visita a toda a exposição dedicada ao sector agropecuário, que conta com dezenas de expositores, nomeadamente o stand promocional do concelho da Póvoa de Varzim, do Município de Vila do Conde, que promove a candidatura da cidade a Capital Europeia da Juventude 2026.

Ana Maria Abrunhosa dirigiu-se aos presentes afirmando que “ser agricultor hoje não é o mesmo que era há 10 ou 20 anos. Os desafios são muito maiores.” As alterações climáticas e os seus efeitos obrigam a adaptações no sector e à valorização dos produtos locais e nacionais. Segundo a Ministra da Coesão Territorial “nunca demos tanto valor à nossa autossuficiência”.

Por seu lado, Aires Pereira acrescentou que estimular a actividade agrícola é uma necessidade “para que as novas gerações sintam orgulho em abraçar esta profissão, no presente e no futuro e, para que os produtores possam contar com a autarquia como parceira na dinamização de uma marca distinta de qualidade, o Município da Póvoa de Varzim já iniciou um processo de pedido de reconhecimento da Cebola da Póvoa, da Couve Penca da Póvoa e do Tomate Coração de Boi da Póvoa como Indicações Geográficas Protegidas”. Esta iniciativa destacada pelo Presidente da Câmara resulta do lançamento do projecto Póvoa Marca. 

Idalino Leão fez questão de lembrar as dificuldades do sector primário passa, fazendo um pedido à Ministra da Coesão Territorial que intervenha junto do Governo para que “sejam criadas medidas estruturantes que promovam a fusão de cooperativas, a soma dos seus ganhos de escala e a sua capacitação”.

A AgroSemana apresenta durante quatro dias um programa dirigido aos profissionais do sector e ao público em geral, onde pode encontrar uma grande variedade de produtos portugueses de alta qualidade, provenientes da atividade hortícola local. Mas, actividades como uma caminhada solidária, gincana de cavalos, cãominhada, demonstração canina, gincana de tratores, concertos e atuações musicais com especial destaque para Fernando Daniel actuou na primeira noite, esta sexta-feira é a vez dos, Expensive Soul, e no sábado sobe ao palco Pedro Abrunhosa.

partilhar Facebook
Banner Publicitário