Voz da Póvoa
 
...

Executivo Com o Mesmo Rosto e a Mesma Atitude

Executivo Com o Mesmo Rosto e a Mesma Atitude

Local | 17 Outubro 2021

A pandemia levou as decisões do governo da cidade para o Cine-Teatro Garrett, palco no dia 15 de Novembro, da cerimónia protocolar de instalação dos órgãos autárquicos municipais, Câmara e Assembleia, para os próximos quatro anos. Desta forma, Aires Pereira inicia o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e promete não falhar aos compromissos assumidos perante os poveiros, que voltaram a dar um voto de confiança ao seu executivo, prometendo “fidelidade aos compromissos assumidos e ambição para ir mais além”.

A cerimónia protocolar iniciou com o discurso do Presidente cessante da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, que volta a assumir o cargo: “A vossa presença para a tomada de posse é, por si só, sinónimo de interesse pela causa pública e de entrega ao proveito social num admirável exemplo de cidadania. Acredito que o presidente da Câmara e os presidentes de Junta estejam aqui para prestar um serviço à comunidade sem indevidamente cobrar”.

A governação exige disponibilidade às causas públicas e respeitar cada pessoa: “Todos quantos hoje aqui assumem funções, deverão pugnar claramente pelo combate à apatia e batalhar contra o desinteresse numa permanente motivação à solidariedade e à concertação de posições com ampla utilidade à comunidade e à pessoa”. E acrescenta que o equilíbrio deve nortear a governação: “Seria bom que a acção governativa dependesse sempre da obtenção consensual, geradora do equilíbrio da balança autárquica, concertando todas as posições que a representatividade política consente e que se traduza em benefícios para a maioria populacional”. E alerta: “Estamos aqui todos para governar e não para desgovernar a Póvoa de Varzim”.

Afonso Pinhão Ferreira gostaria que a Oposição pudesse ser reconhecida no futuro como opção política, e deixou uma última palavra para o executivo: “o seu sucesso será também o nosso sucesso e de todos os poveiros”.

No encerramento da sessão, o presidente da Câmara Aires Pereira assumiu honrar a palavra dada aos poveiros “A forma tão expressiva como os poveiros sufragaram o projecto político que apresentei, significa mais do que a identificação com o modelo de desenvolvimento que temos vindo a concretizar, a certeza necessária que o caminho a seguir se faz com base na continuidade”. E acrescenta “a esta vossa confiança responderemos com trabalho, dedicação, esforço e com empenho. Não falharei, não falharemos, tal como os poveiros não falharam connosco”.

Em relação aos eleitos: “Faço votos para que continue a ser possível trabalhar em conjunto, de forma construtiva, com respeito pela diferença e de tudo quanto conduza à tomada das melhores opções para o nosso futuro colectivo, honrando a oportunidade de pôr os interesses da Póvoa de Varzim e dos poveiros sempre em primeiro lugar”. E assume continuar “a abarcar e convocar a sociedade civil, na sua ampla diversidade: os parceiros económicos, os actores sociais, os agentes culturais, os cidadãos, as associações, instituições e organizações, pessoas individuais e pessoas colectivas cujo dinamismo e cooperação temos vindo a valorizar como um dos importantes activos estratégicos do nosso Município. É graças a esta nossa envolvência, que o Município apresenta os indicadores de qualidade de vida e de competitividade que tornam a Póvoa de Varzim num dos melhores locais para se viver e ser feliz em Portugal. E assim continuará a sê-lo”.

Depois de percorrer os projectos anunciados, com destaque para um novo centro Empresarial em Laúndos, Aires Pereira quer ver nos próximos quatro anos uma Póvoa ainda mais humana: “mais amiga das pessoas, mais verde, mais próxima”. Ou seja, “um concelho sem barreiras que valoriza a mobilidade sustentável, que privilegia o contacto e o respeito pela natureza, assim como a acessibilidade de todos”.

Na nova vereação para o quadriénio 2021-2025, transitam os vereadores do PSD do executivo anterior, Luís Diamantino, Lucinda Amorim, Andrea Silva, Luís Ramos, Sílvia Costa e Marco Barbosa, sendo acompanhados pelos novos vereadores do PS, João Trocado e Ilda Cadilhe. A primeira reunião de Câmara acontece já esta segunda-feira.

partilhar Facebook
Banner Publicitário