Voz da Póvoa
 
...

Estudo Revela que Centro Hospitalar Aumentou a sua Eficiência em 2020

Estudo Revela que Centro Hospitalar Aumentou a sua Eficiência em 2020

Local | 16 Março 2021

Um estudo da Coimbra Business School (CBS), efectuado a 37 unidades, concluiu que o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila Conde e o Hospital Espírito Santo de Évora foram as duas únicas unidades públicas que em 2020, viram os seus níveis de eficiência aumentar.

Segundo o relatório que a Agencia Lusa teve acesso, “a generalidade dos hospitais apresentou em 2020 índices negativos de produtividade e de evolução tecnológica face a 2019, evidenciando o impacto maciço que a pandemia teve no seu desempenho”.

O estudo revela também que os hospitais públicos do Norte foram os mais eficientes nos primeiros meses de combate à pandemia. Os hospitais do grande Porto são mesmo os que apresentam “maior capacidade de prestação de serviços e os que tiram melhor partido dos seus recursos”.

Dos 21 hospitais públicos com índices de eficiência no ano de 2019, apenas 17 repetiram esse estatuto em 2020.

A investigação da Coimbra Business School avaliou o impacto da pandemia na eficiência de 37 Entidade Pública Empresarial, hospitais EPE, entre janeiro de 2019 e novembro 2020, recorrendo aos dados disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde.

As autoras do estudo, basearam-se no número de médicos, enfermeiros e pessoal operacional em cada unidade de saúde, no número de camas, consultas externas, altas e urgências para identificar os factores que levaram à evolução dos níveis de eficiência de cada hospital. Segundo os dados apresentados no estudo, todos os hospitais do país tiveram um aumento de recursos humanos e logísticos, mas foram os do Norte que melhor souberam rentabilizá-los.

 

partilhar Facebook
14/Hospital_PVZ.JPG
644/IMG_7109.JPG
Banner Publicitário