Voz da Póvoa
 
...

Escola Básica de Aver-o-Mar Mereceu a Presença de Ministro

Escola Básica de Aver-o-Mar Mereceu a Presença de Ministro

Local | 14 Outubro 2020

Algumas dores de ‘parto’ fizeram adiar o renascimento da Escola Básica de Aver-o-Mar, mas o dia chegou na quarta-feira, 13 de Outubro, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e o seu executivo. Marcaram ainda presença, o presidente da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães e vários e os directores dos agrupamentos de escolas do concelho.

A remodelação e ampliação da Escola mereceu o elogio de Tiago Brandão Rodrigues, que reconheceu o trabalho da autarquia, numa intervenção que competia ao governo central: “O município foi mais longe e fez com que fosse possível a requalificação desta escola, assinamos também um conjunto de outras intervenções numa outra escola. Acredito que temos que continuar a trabalhar com os municípios, e com este município poveiro, para continuar a poder requalificar escolas. Sendo uma responsabilidade directa do governo central, a Câmara Municipal não tem baixado os braços e, acreditado ser possível verdadeiramente chegar mais longe”.

O ministro da Educação acrescentou ainda que, “entendemos que entre todos podemos fazer com que outras escolas possam estar requalificadas como esta, para que o projecto pedagógico de cada uma das escolas se possa cumprir. Hoje celebramos uma nova vida para esta escola e espero que possamos celebrar nova vida para outras escolas poveiras que, é isso que queremos entre todos fazer”.

Para Aires Pereira, que não deixou de agradecer a ilustre visita do responsável pelo Ministério da Educação, o dia mais importante foi quando a escola abriu, “este é um dia simbólico, pelo que representa para nós a presença do senhor ministro da Educação, na recuperação de uma escola secundária como esta na Vila de Aver-o-Mar. Esperamos por este dia porque não foi possível no dia que tínhamos aprazado. Esta visita, foi a forma de o ministro ver o esforço de recuperação. Investimos aqui mais de 2,6 milhões de euros, tendo o Ministério da Educação contribuído com 125 mil euros e dos fundos comunitários tivemos um apoio, no montante de 1 milhão e 75 mil euros”.

E acrescentou: “Todos estamos naturalmente orgulhosos do trabalho que fizemos e do que isto representa para a comunidade escolar e, naturalmente para estas crianças que passaram a usufruir, num espaço requalificado, outras condições para a aprendizagem”.

A presença do Ministro dignificou o acto de inauguração da obra de remodelação e ampliação da Escola Básica de Aver-o-Mar, reconheceu Aires Pereira que dirigiu, durante a cerimónia, palavas aos alunos, professores e Director do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Carlos Sá, que não pode estar presente por se encontrar de quarentena, mas estava representado pela Subdirectora Helena Costa.

partilhar Facebook
Banner Publicitário