Voz da Póvoa
 
...

Empresas Poveiras Debatem o Futuro em Congresso

Empresas Poveiras Debatem o Futuro em Congresso

Local | 21 Outubro 2024

 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, no dia 11 de Outubro, a apresentação do IV Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, que irá realizar-se no Hotel AxisVermar, nos dias 24 e 25 de Outubro. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira. 

O Município volta a assumir as rédeas do congresso com a colaboração da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto. Aos oradores convidados ‘Pensar e debater o novo futuro’ é o tema que cada um vai explorar e deixar para reflexão.

A sessão de abertura agendada para as 9h30, conta com a presença do ministro da Economia, Pedro Trigo Reis, e do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Mas, entre outros especialistas de renome convidados, vão integrar as mesas de debate, o economista, gestor e político Miguel Frasquilho e o especialista em motivação, liderança e gestão de equipas, o professor Jorge Sequeira.

 “Vivemos um tempo de incerteza”, e que “nos obriga a pensar e a prepararmo-nos para os desafios do futuro. As empresas, a dinâmica económica do país e do concelho em particular, não podem esperar que as coisas aconteçam”, disse Aires Pereira na apresentação do congresso.

Os fundos comunitários, as candidaturas e a demora na aprovação dos projectos, o seu cumprimento “é, naturalmente, um desafio para os empresários”, num concelho cujo tecido empresarial é “constituído por mais de 80% de pequenas e médias empresas”. Para facilitar a vida às empresas é necessário reduzir as burocracias.

No entanto, o Edil acredita que “este Congresso será uma oportunidade para nós colocarmos estas questões e tentarmos obter as respostas que os nossos palestrantes nos poderão dar”. A necessária aceleração da transição digital ou a criação de “estratégias de sustentabilidade” que possam prestar um melhor serviço à comunidade, é outro importante debate a reter das palavas de Aires Pereira, assim como a promoção de um turismo descentralizado: “Este ano, devemos andar, em termos de taxa turística, com mais de 15 a 20% do ano passado”. Ao contrário do que se ouve “quer dizer que houve mais gente a pernoitar na Póvoa de Varzim”. Sabendo que o Porto “faz mais de 30 milhões de euros por ano de taxa turística. Tem naturalmente um excesso de turismo para o qual tem dificuldade em dar resposta”. Para Aires Pereira, “temos de alargar as nossas fronteiras”, e proporcionar “condições cada vez melhores para recebermos as pessoas para que voltem no ano seguinte”.

Nos dois dias do Congresso Empresarial “Pensar e Debater o Novo Futuro”, são 15 os palestrantes nacionais e internacionais que irão participar em cinco sessões de reflexão e debate: Investimento e Crescimento – navegando pelas oportunidades dos fundos e programas de Financiamento; Estratégia turística Norte de Portugal e Galiza; Agricultura e Pesca Sustentáveis – Desafios e Oportunidades para um Futuro Resiliente; Inovação e o futuro dos Negócios, e As Artes e as Marcas – Gestão estratégica e inteligente da comunicação. A moderação dos debates fica a cargo da jornalista da CNN Portugal, Diana Bouça-Nova.

A organização irá promover durante o Congresso uma Mostra Empresarial e experiências de gastronomia, vinho e música.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário