Voz da Póvoa
 
...

Empreendedores Têm no Espaço Empresa um novo Serviço

Empreendedores Têm no Espaço Empresa um novo Serviço

Local | 24 Janeiro 2023

 

O Centro Póvoa Empresas foi criado para apoiar e disponibilizar serviços aos empreendedores do concelho. Com o objectivo de servir cada vez melhor, na sexta-feira, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, inaugurou mais um serviço destinado a apoiar as empresas ou quem quer abrir o seu negócio no concelho da Póvoa de Varzim.
A nova valência “Espaço Empresa” resulta da assinatura de um protocolo com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Este é um novo modelo de atendimento empresarial centrado nos interesses e nas necessidades do empresário.

João Ferreira, gestor de clientes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) lembrou que “desde o primeiro momento que nos associámos a esta iniciativa ‘Espaço Empresa’ com a colaboração do IAPMEI e da AMA”. Além da grande aposta de investimento estrangeiro no nosso país assumiu que a AICEP está também “muito empenhados no desenvolvimento da marca Portugal como uma mais-valia que possa potenciar a presença das empresas portuguesas, nomeadamente no estrangeiro”.

A coordenadora do Centro de Apoio Empresarial do Norte do IAPMEI, Maria de Fátima Tavares, destacou a importância da interacção com os parceiros institucionais: “Este desafio foi lançado em 2017, tendo o projecto-piloto iniciado em quatro cidades: Bragança, Vila Real, Guimarães e Paços de Ferreira, o sucesso obrigou a estender a outros municípios e neste momento em Portugal, existem 29 Espaço Empresa, pelo que a existência de um na Póvoa de Varzim, “era importante envolver as autarquias para conseguirmos ganhar esta polaridade e proximidade às empresas e empresários. Ou seja, a ideia do projecto passa por concentrar toda a informação necessária existente que ajudasse no desenvolvimento económico das empresas. Tudo isto instalado em plataformas digitais, de fácil acesso”.

Por seu lado, Aires Pereira lembrou aos presentes a transformação sofrida na velha Central de Transportes, que hoje alberga também outras valências de dinamização empresarial para o concelho. “Em Abril de 2022 estivemos aqui neste espaço para dizer que ganhou uma nova vida. A dinâmica que impusemos com uma estratégia focada no empreendedorismo e desenvolvimento empresarial local com o lançamento do site PÓVOA iNOVA, implementámos um novo modelo de visita à empresa convidada para que os nossos empresários possam conversar com os seus parceiros ou com empresas com quem no futuro possam a estabelecer novas parcerias”. Foram muitas as iniciativas criadas e fomentadas pelo Município que continua a não cobrar derrama às empresas que desejem instalar-se no concelho e mantem o IMI no mínimo que a lei permite ter, “cumpridos os objetivos de impulsionar a inovação empresarial, captar investimento e fixar talento, representando a inauguração do Espaço Empresa mais um passo nesse sentido do que pretendemos para o futuro”.
  
O acesso à informação no ‘Espaço Empresa’ está sujeito ao seguinte horário: de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

partilhar Facebook
Banner Publicitário